funcionária da saúde realiza exames em idosa acolhida em instituição de longa permanência
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
Além de realizar exames em idosos o Rotary vai fornecer equipamentos de proteção individual aos abrigos

Parceria do Rotary Club Guarulhos Norte com a Secretaria da Saúde vai realizar exames de PCR para o diagnóstico da Covid-19 nas 55 Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis) do município. A iniciativa teve início nesta segunda-feira (25) em uma Ilpi localizada na Vila Galvão, onde foram efetuados 57 testes.

O PCR, que consiste na pesquisa direta do vírus das mucosas das narinas e da orofaringe, será realizado tanto nos idosos que residem nessas instituições como nos trabalhadores que atuam nos locais. Os testes serão fornecidos pelo Rotary Clube, por meio do Projeto Corona Zero, e a coleta do exame poderá ser feita pelos profissionais da Secretaria da Saúde e também pelas equipes de enfermagem das instituições, que estão sendo capacitadas pelos técnicos da rede municipal.

Neste primeiro momento serão priorizadas para a realização dos exames as instituições que tiverem idosos ou trabalhadores sintomáticos, busca ativa que está sendo efetuada pela pasta da Saúde mediante telemonitoramento. O primeiro dia de testagem em asilo na Vila Galvão foi acompanhado por Marcos Paulo de Carvalho, do projeto Corona Zero, bem como pelo presidente do Rotary Clube Guarulhos Norte, Edgar de Souza.

Em nome da Secretaria da Saúde, Elisângela Arantes de Souza, que coordena a rede da saúde do idoso, agradeceu a iniciativa. “Estamos diuturnamente monitorando as instituições frente a esta pandemia na perspectiva de cuidar de nossos idosos e também de quem cuida deles. Então esta parceria veio no momento providencial”, elogiou. Também esteve presente na ação o coordenador da Atenção Básica de Guarulhos, Paulo Alexandre de Moraes, que ajudou na coleta dos exames.

Equipamentos de proteção individual

Além de realizar os exames em idosos o Rotary pretende fornecer equipamentos de proteção individual às instituições de longa permanência. Outra iniciativa nesse sentido foi a do Sesc Guarulhos, que doou 90 máscaras de proteção reutilizáveis para o atendimento da população idosa, materiais que foram distribuídos em três Centros de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi) e em Instituições de Longa Permanência localizadas na cidade.

    Veja Também

      Mostrar mais