Música Clássica; Papo de Plateia; Orquestra
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
O Papo de Plateia apresenta músicos de diferentes segmentos, que durante o debate contribuem com suas experiências e colaboram com a arte e a cultura

O Papo de Plateia Live desta quarta-feira (3), às 20h, tem como tema a música de câmara, segmento muito expressivo da atividade de música de concerto e sua relação com o trabalho das orquestras da cidade. Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura, o evento é transmitido pelas redes sociais das orquestras de Guarulhos no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g), no Facebook (https://www.facebook.com/ojmguarulhos/) e no Instagram (https://www.instagram.com/orquestra.em.casa/).

Para promover o diálogo entre as experiências musicais em Guarulhos com ações que acontecem em outros locais do país e do mundo, o maestro e mediador Emiliano Patarra convida Isabel Kanji, professora de piano erudito do Conservatório de Guarulhos, e Marcelo Jaffé, violista do Quarteto de Cordas da Orquestra da Cidade de São Paulo.

Como nas edições anteriores, o Papo de Plateia Live vai oferecer dicas e conselhos aos instrumentistas, esclarecer dúvidas sobre a música de câmara, mostrar diferenças e modo de funcionamento, desde sua composição à execução, tudo isso permeado pelas experiências que os convidados trazem em sua bagagem.

O Papo de Plateia apresenta músicos de diferentes segmentos, que durante o debate contribuem com suas experiências e colaboram com a arte e a cultura nesse período de distanciamento social.

Música de câmara

Originalmente, a música de câmara foi feita para ser executada em ambientes menores, como salões, e não em teatros. Sinônimo de sofisticação, a música de câmara concentra um conjunto de obras fantásticas compostas ao longo da história que possuem sabor e escrita bastante particulares, retratadas por meio de composições altamente refinadas de autores com Schubert, Mozart, Beethoven, Haydn, Bach, entre outros.

O encontro de quarta-feira vai ao encontro de importante atividade das orquestras de Guarulhos, em que os músicos se preparam para a apresentação online de uma série de concertos de música de câmara, de modo que o público possa assistir em casa no período de distanciamento social.

“A execução será transmitida ao vivo e realizada por uma quantidade pequena de músicos. É uma grande oportunidade para que as pessoas possam conhecer mais sobre a música de câmara, considerando que foram poucos os espetáculos desse gênero apresentados na temporada até então”, explica o regente Emiliano Patarra. O maestro explica ainda que os espetáculos online de música de câmara terão continuidade no período pós-pandemia.

Sobre os convidados

Aos seis anos de idade, orientado por seu pai Alberto Jaffé, Marcelo Jaffé inicia o estudo de violino. Em 1977, aos 14 anos, passa a se dedicar à viola, ganhando, no mesmo ano, o 1º Prêmio no Concurso Nacional da Universidade de Brasília. Após aperfeiçoamento na Universidade de Illinois e no Centro de Música de Tanglewood, nos Estados Unidos, apresenta-se em vários países, participando de destacados conjuntos camerísticos e orquestrais. Atuou como maestro da Kamerata Philarmonia e foi diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente reside em São Paulo e é professor de viola da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, apresentador da Rádio Cultura e membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Pianista e cravista, Isabel Mota Kanji possui vasta experiência em música de câmara, correpetição para cantores e instrumentistas. É integrante do premiado duo "Les Sauvages" de flauta e cravo, com Paulo da Mata. Bacharel em piano e mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo ("O Álbum para a Juventude Op. 68 de Robert Schumann: A Didática da Poesia": 2002). Atualmente é cravista correpetidora da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), na classe de canto barroco do Núcleo de Música Antiga, e professora de piano no Conservatório Municipal de Música de Guarulhos, já tendo lecionado história da música. É coordenadora de um projeto interdisciplinar que envolve música de câmara, interpretação histórica e baixo contínuo. Realizou trabalhos de composição e fez uma série de primeiras audições de peças do compositor Willy Correa de Oliveira. Participou do projeto Willy Correa de Oliveira: o Presente, patrocinado pela Petrobras e que resultou na gravação da obra pianística deste compositor. Foi pianista da Banda Sinfônica do Exército sob direção do maestro Benito Juarez (2004-2008).

Serviço

Papo de Plateia Live, com Isabel Kanji e Claudio Cruz e Marcelo Jaffé

Data: quarta-feira, 3 de junho

Horário: 20h

Acesso pelas redes sociais das orquestras de Guarulhos:

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g

Facebook: https://www.facebook.com/ojmguarulhos

Instagram: https://www.instagram.com/orquestra.em.casa/

    Veja Também

      Mostrar mais