A nova tecnologia vai garantir fidedignidade aos dados coletados e possibilitará a construção de um banco de dados confiável no futuro
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
A nova tecnologia vai garantir fidedignidade aos dados coletados e possibilitará a construção de um banco de dados confiável no futuro


Os mais de 800 agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Guarulhos vão substituir as anotações em papel e entrar na era digital com a utilização de tablets. A capacitação dos profissionais para o uso da tecnologia começou pela Unidade Básica de Saúde Cumbica II e a partir desta quinta-feira (4) eles já iniciam o trabalho com a nova ferramenta.

Reivindicação antiga dos agentes comunitários e do sindicato da categoria, com quem foi realizada reunião para apresentação do aplicativo e discussão das etapas do processo, a implantação da tecnologia integra o programa de modernização da saúde de Guarulhos, que teve início em outubro passado. A empresa contratada para esta finalidade (a GIESPP – Gestão Inteligente da Educação e Saúde Pública e Privada) é que fará a capacitação de todos os trabalhadores e também fornecerá os equipamentos em comodato.

O uso dos tablets vai aprimorar o processo de informação e atendimento à população, permitindo melhor avaliação e acompanhamento do processo de trabalho na Atenção Básica. Também possibilitará mais agilidade no cadastro dos usuários do SUS, o que, hoje, é um dos critérios para repasse de recurso ministerial.

Você viu?

A nova tecnologia ainda vai garantir fidedignidade aos dados coletados e, posteriormente, possibilitará a construção de um banco de dados confiável. Além disso, permitirá a busca de informações epidemiológicas de forma ágil, evidenciará problemas e características particulares de cada usuário e família do território, permitindo fazer planejamentos e desenvolver ações de acordo com a necessidade de cada população cadastrada. 

Depois de concluída a capacitação dos agentes comunitários da UBS Cumbica II nesta quarta-feira (3), na próxima semana terá início o treinamento dos profissionais das UBS Jacy, Primavera, São Rafael e Nova Bonsucesso. Na sequência, o projeto será expandido para as outras 47 unidades que atuam com a estratégia Saúde da Família. “Isso representa um grande avanço na qualidade do SUS de Guarulhos”, avalia a diretora de Assistência Integral à Saúde do município, Bruna Benites de Castro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!