Vacinação de indígenas é parceria do Instituto Butantan com Secretaria de Saúde Guarulhos
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
Em caso de indígena sintomático de Covid-19, o Butantan ainda colherá o PCR para análise, que é um teste mais preciso e confiável

Uma parceria entre a Secretaria da Saúde de Guarulhos e o Instituto Butantan vai ofertar testes rápidos de Covid-19 para a população indígena cadastrada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Cabuçu , serviço de referência à saúde dos povos indígenas na cidade. A testagem será realizada nesta terça-feira (16) na aldeia Filhos desta Terra , localizada nas proximidades da UBS .

Os mais de cem testes serão fornecidos pelo Instituto Butantan e a coleta do exame será realizada pelos profissionais da rede municipal de saúde e também por três técnicos de enfermagem do instituto. Em caso de indígena sintomático de Covid-19 , o Butantan ainda colherá o PCR , análise que consiste na pesquisa direta do vírus das mucosas das narinas e orofaringe.

Além dos testes para o diagnóstico da Covid-19, a ação contará com orientações de prevenção ao novo coronavírus , bem como com atualização cadastral, se necessário. Para tanto, estarão envolvidos tanto os profissionais do Instituto Butantan como os da UBS Cabuçu , incluindo o gerente, médico , enfermeira , auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde, com apoio das equipes Nasf ( Núcleo de Apoio à Saúde da Família ), Residentes Multiprofissionais e Rede de Atenção aos Direitos Humanos da Região de Saúde Cantareira.“Estamos diariamente monitorando as Unidades Básicas de Saúde frente à pandemia e esta parceria corrobora os cuidados de saúde à população indígena”, ressalta Alice Aparecida dos Santos, que coordena a área técnica de saúde da população indígena do Departamento de Assistência Integral à Saúde .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!