Procon flagra irregularidades na venda de carne moída
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
Problemas no manuseio e conservação da carne moída levaram o Procon a descartar alimento impróprio e aplicar multa nos estabelecimentos


O Procon Guarulhos divulgou nesta quinta-feira (18) que realizou operação de fiscalização em vários açougues nos bairros Vila Galvão, Ponte Grande, Jardim Cumbica, Jardim São João e Pimentas. A operação, que aconteceu na primeira quinzena do mês, multou dois estabelecimentos devido a irregularidades , como expor e comercializar carne moída no balcão.

Durante a ação, o Procon descartou cerca de 10 kg de carnes pré-moídas e totalmente impróprias para o consumo , bem como foram encontrados diversos produtos vencidos. Os fiscais também constataram nos estabelecimentos fiscalizados outros problemas, como a falta de higiene e de refrigeração adequada, além de armazenamento de produtos de forma irregular.

A venda de carne pré-moída é proibida pelo Decreto Estadual 45.248/00. A norma busca proteger o consumidor da venda de carne com qualidade inferior, ou seja, com a inserção de miúdos, vísceras, retalhos e sebo, bem como o reaproveitamento de carnes vencidas para a venda através da moagem. A moagem da carne somente é admitida na presença do consumidor e a seu pedido.

Para a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Gomes , a operação nos açougues é muito importante, “pois tem por objetivo a preservação da saúde dos consumidores, livrando-os do consumo de carne de baixa qualidade e restos que deveriam ser descartados e acabam sendo reaproveitados por alguns maus fornecedores que objetivam simplesmente o lucro”, esclarece.

O Procon alerta para alguns cuidados que o consumidor deve ter ao comprar a carne no açougue: o local deve estar sempre limpo, principalmente a bancada de corte da carne , o maquinário e a moagem. A carne também não pode ficar exposta em temperatura ambiente no balcão e, quando exposta no ambiente refrigerado ao público, deve conter a informação sobre qual o tipo, valor e data de validade, incluindo dos produtos fracionados.

Atendimento

Dúvidas e reclamações podem ser feitas pelo Disque-Denúncia 151, no Procon Digital em procon.guarulhos.sp.gov.br ou pelo WhatsApp 99656-9677.

    Veja Também

      Mostrar mais