Restaurante Popular Pimentas
Prefeitura de Guarulhos/Fabio Nunes Teixeira
Restaurante foi inaugurado pelo prefeito Guti e demais autoridades, nesta quarta, e tem papel importante na manutenção da segurança alimentar


Guarulhos inaugurou nesta quarta-feira (24) seu terceiro restaurante popular , o  Coma Bem Pimentas , em uma das regiões mais populosas do município. A entrega do novo equipamento foi feita pelo prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) em uma rápida cerimônia com a presença do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social , Alex Viterale, e de membros do Legislativo Municipal, entre outras autoridades.

O prefeito destacou que a princípio, em razão da pandemia de Covid-19 , o restaurante trabalhará apenas com marmitex para evitar aglomerações. “Neste primeiro momento serão servidas 700 marmitas por dia para que as pessoas peguem e se alimentem no conforto de seus lares, no trabalho ou em qualquer outro local, sem que haja aglomerações . No momento adequado, em que não tivermos mais a pandemia, as pessoas poderão se servir e sentar no salão do restaurante ”, afirmou Guti.

Estrutura

Com aproximadamente 1.000 m² de área, o Coma Bem Pimentas irá servir almoço ao preço de R$ 1 e café da manhã (composto de pão com manteiga ou margarina e café) gratuitamente. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 8h30 (desjejum) e das 12h às 13h (almoço).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, a região foi escolhida para sediar uma unidade do restaurante popular por apresentar concentração de população vulnerável. “Esta inauguração tem também como foco principal alcançar a população em insegurança alimentar. De acordo com o Cadastro Único , um grande índice dessas pessoas encontra-se na região do Pimentas , o que aumentou com a pandemia do coronavírus . Então, pensando em garantir a segurança alimentar desse público, estamos entregando uma nova unidade do restaurante popular na região”, explicou Viterale.

O restaurante popular será gerenciado pela organização da sociedade civil (OSC) Instituto Qualitá , que obteve credenciamento na modalidade Serviço de Segurança Alimentar . O contrato prevê o fornecimento de 700 almoços diários balanceados e elaborados por nutricionista , e mais cem desjejuns.

Por conta do novo coronavírus foram adotadas algumas medidas de prevenção, como refeições servidas em embalagens descartáveis para consumo fora da unidade em sistema delivery, filas com marcação no chão e disponibilização de álcool em gel 70% para higienização das mãos dos usuários.

O município possui mais dois restaurantes populares: o Coma Bem Josué de Castro (Taboão) e o Coma Bem Zilda Arns (Macedo). O objetivo dos restaurantes populares é fornecer refeições com qualidade nutricional com custo baixo à população, possibilitando que as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e as que necessitam se alimentar fora de casa tenham uma alimentação adequada e acessível, contribuindo assim para a segurança alimentar e a saúde dos munícipes.

Serviço

Restaurante Popular Coma Bem Pimentas. Rua Joaquim Moreira, s/nº, Parque São Miguel (esquina com a estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, próximo ao CEU Parque São Miguel)

    Veja Também

      Mostrar mais