Parque Itaberaba recebe barreiras de proteção contra invasores
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
No último dia 18, Sema e Fundação Florestal identificaram a presença de invasores, área desmatada e acessos clandestinos, em vistoria à região


Nesta quinta-feira (25) uma equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Guarulhos instalou barreiras físicas em estradas clandestinas de acesso ao Parque do Itaberaba , no Jardim Bananal . As barreiras foram colocadas para inibir novas invasões no local, que compõe uma unidade de conservação integral do meio ambiente. A operação contou com o apoio da GCM Ambiental e da Proguaru .

No último dia 18,  a Sema, em parceria com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo, já havia vistoriado a região, que tem sofrido com desmatamentos e abertura de acessos clandestinos para loteamento irregular do solo. Na ocasião, informações obtidas sobre os supostos responsáveis pelos crimes ambientais foram encaminhadas à Polícia Civil.

Leia também:

Parque do Itaberaba recebe operação integrada de fiscalização

A Prefeitura reitera que não existe loteamento autorizado na região e orienta a não aquisição de terrenos, uma vez que, mesmo que tenha havido boa-fé, compradores de lotes em áreas de preservação ambiental também incorrem em crime sujeito às penas previstas em lei. 

Parque Estadual do Itaberaba

O Parque Estadual do Itaberaba fica entre os municípios de Guarulhos, Arujá, Nazaré Paulista e Santa Isabel. Criado em 2010, representa importante área de conectividade na extensão norte/noroeste da Serra da Cantareira com a  Serra da Mantiqueira . Apresenta alta diversidade biológica e fauna variada, incluindo espécies ameaçadas de extinção

    Veja Também

      Mostrar mais