CEU Continental
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

Programa de Uso Racional da Água será implantado primeiramente nos órgãos da Secretaria de Educação, como no CEU Continental (foto)

Um convênio entre a Prefeitura de Guarulhos e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo ( Sabesp ), firmado no começo do ano e divulgado nesta segunda-feira (6), prevê a economia de água e de recursos públicos nos órgãos públicos municipais ao longo dos próximos anos. Trata-se do Programa de Uso Racional da Água (Pura), a ser implantado primeiramente nos órgãos da Secretaria de Educação, como escolas e CEUs , posteriormente em hospitais , UPAs e unidades de pronto-atendimento ( PAs ) e, por fim, em toda a rede pública de Guarulhos .

Por meio deste convênio a Sabesp contrata uma empresa que instala, nas unidades escolhidas, equipamentos para economizar água, como redutores de vazão em torneiras e chuveiros , caixas acopladas nas descargas ao invés de válvulas e até mesmo torneiras com temporizador (fechamento automático).

Imediatamente após o serviço começar a ser utilizado em qualquer unidade da Prefeitura, a Sabesp dará um desconto de 25% na conta de água, ainda que aquele local gaste o mínimo mensal. Além disso, após o primeiro ano, a expectativa é que haja uma diminuição de 10% no consumo daquela unidade, refletindo diretamente na conta de água e, portanto, na economia de recursos públicos.

Mais economia

Você viu?

Após três anos, o consumo nos locais onde o Pura foi implantado costuma diminuir de 40% a 50%. Ou seja, neste período a unidade passará a gastar cerca de metade da água utilizada anteriormente, como aconteceu no Hospital das Clínicas e na Universidade de São Paulo ( USP ), locais em que o Pura já funciona há alguns anos.

Além da instalação dos equipamentos nas unidades, o Pura prevê ainda a capacitação de servidores a fim de identificar vazamentos e ações de conscientização ambiental sobre o uso racional da água, incluindo comunicação visual. No caso das escolas, essas ações abrangem alunos, professores e diretores, sempre levando em conta o distanciamento social necessário a fim de evitar riscos de contágio pelo coronavírus.

 “É importante frisar que todas essas ações não comprometem a higiene das unidades”, afirma Samuel Camargo Neto, gestor do contrato da Sabesp em Guarulhos, preocupado com a pandemia de Covid-19. 

A princípio haverá um acompanhamento diário no gasto de água de cada unidade para verificar se de fato a economia está sendo feita. Caso haja vazamentos, a empresa contratada irá consertá-los sem custos adicionais. Haverá, ainda, ações de reaproveitamento da água da chuva.

O objetivo do convênio é abranger todas as unidades públicas da Prefeitura. Se forem levadas em consideração apenas as escolas, são mais de 150 unidades espalhadas por Guarulhos, sem contar os 12 CEUs.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!