Na estrada dos Paulos, no Bananal, a fiscalização flagrou uma construção que servia de abrigo para ferramentas utilizadas no desmatamento
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
Na estrada dos Paulos, no Bananal, a fiscalização flagrou uma construção que servia de abrigo para ferramentas utilizadas no desmatamento


Uma nova invasão com ação de desmatamento foi registrada no Parque do Itaberaba , no Jardim Bananal . Durante trabalho de fiscalização, agentes da Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos (Sema) identificaram a ação e localizaram uma espécie de sede dos criminosos ambientais dentro da área que compõe a Unidade de Conservação Integral . O Parque do Itaberaba é uma Área de Proteção Ambiental ( APA ) e nela são proibidas construções e comercialização de lotes.

A construção fica na estrada dos Paulos e servia de abrigo para ferramentas utilizadas para desmatamento . Um indivíduo foi flagrado e notificado a prestar esclarecimentos adicionais à Sema e a reparar os danos ambientais na área, informou a prefeitura. O processo também foi enviado à Delegacia de Crimes Ambientais para prosseguimento à ação que pode resultar em multas e detenção. A operação contou com o apoio da GCM Ambiental .

LEIA TAMBÉM:

Você viu?

Parque do Itaberaba recebe operação integrada de fiscalização

Parque Itaberaba recebe barreiras de proteção para evitar desmatadores

De acordo com Fabio Durço, diretor de Gerenciamento Ambiental da Sema, invasores intensificaram nos últimos meses as tentativas de desmatamento em áreas de proteção ambiental. “Estão tentando se aproveitar das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus , porém as equipes de fiscalização da Prefeitura estão em suas atividades normais no combate aos crimes ambientais ”, afirmou.

Barreiras

No último dia 25, uma equipe de fiscalização da Sema havia instalado barreiras físicas em estradas clandestinas de acesso ao Parque do Itaberaba . As barreiras foram colocadas justamente para inibir novas invasões no local, que tem sido alvo freqüente de desmatadores. Segundo a Sema, qualquer pessoa pode denunciar crimes ambientais pelo disque-denúncia: 0800-772-2006 . Não é necessário se identificar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!