Prefeitura instala barreiras no Parque do Itaberaba
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
Sema espera conter invasões com os obstáculos, mas reconhece as dificuldade de interromper o acesso de desmatadores a área protegida


A Prefeitura de Guarulhos realizou nesta semana novas operações de fiscalização para impedir invasões e desmatamentos em Áreas de Proteção Ambiental . As ações são realizadas por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) com apoio da Proguaru , GCM e Fundação Florestal do Estado de São Paulo .

Nesta quarta-feira (8) novas barreiras físicas (tubos de concreto) foram instaladas nas ruas das Palmeiras e dos Lírios, região do Parque do Itaberaba , que davam acesso a áreas desmatadas para loteamentos irregulares . Já nesta quinta-feira (9) a ação foi na estrada Acácio Antonio Batista, sob as torres de transmissão de energia elétrica, região do Residencial Bambi . O local também recebeu barreiras físicas para impedir o acesso dos invasores pela rua Flor de Lótus.

LEIA TAMBÉM:

Parque do Itaberaba sofre nova ação de invasores e registra desmatamento

Parque Itaberaba recebe barreiras de proteção para evitar desmatadores

Parque do Itaberaba recebe operação integrada de fiscalização

Ambos os locais são monitorados constantemente pela Sema, porém, de acordo com os fiscais da Pasta, invasores raramente são flagrados por terem visão privilegiada da região, que é bastante ampla, o que facilita a fuga antes da chegada das equipes. Apreensões de ferramentas utilizadas para desmatamento, remoção de barracos inabitados e de demarcações de lotes são ações já realizadas nas duas regiões. 

A Prefeitura ressalta que não é permitida a c omercialização de lotes de terras em Áreas de Proteção Ambiental , estando comprador e vendedor sujeitos a multas e prisão.

Denúncias podem ser feitas pelo número 0800-772-2006. Não é preciso se identificar.

    Veja Também

      Mostrar mais