fórum de Cultura
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

O encontro é aberto aos interessados em geral e têm direito a voto todos os participantes

As eleições para vagas no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) são uma das pautas que serão abordadas no Fórum de Cultura que acontece neste sábado (11), às 14h. O encontro é aberto aos interessados em geral e têm direito a voto todos os participantes. A atividade acontece via chamada de vídeo do Google Meet. Para participar acesse https://meet.google. com/kjs-zcww-dgz.

Serão escolhidos seis novos conselheiros para suplentes das cadeiras: Artes Cênicas; Livro e Literatura; Artes Visuais e Artesanato; Associações Culturais; Música; e Audiovisual. No caso de Artes Cênicas, há vaga também para titular. As demais cadeiras, completas nos cargos de titulares e suplentes, são Hip Hop, Cultura Popular e Patrimônio Histórico .

A eleição

A eleição dos suplentes será realizada no segundo momento do encontro, quando os participantes já tiverem escolhido uma das nove salas de videochamada, de acordo com a linguagem artística de seu interesse. A pauta dos debates setoriais também prevê a discussão de temas específicos de cada linguagem .

No início do Fórum de Cultura todos os participantes estarão na mesma sala e participarão de um diálogo sobre o Plano Municipal de Cultura (PMC), aprovado pela Câmara Municipal no último dia 2, e a lei federal Aldir Blanc, sancionada em 29 de junho.

Darlan Cavalcanti, presidente do CMPC e representante do poder público, esclarece que o conselho é um órgão de caráter consultivo, deliberativo e normativo que, no âmbito da Secretaria de Cultura , institucionaliza a relação entre a administração pública e os setores da sociedade civil vinculados à cultura. “É importante que se candidatem ao conselho pessoas vinculadas às linguagens que desejam representar, mas principalmente que sejam pessoas interessadas em dialogar sobre as políticas culturais da cidade , além de acompanhar a execução do Plano Municipal de Cultura que acaba de ser aprovado na Câmara”.

Você viu?

Para Elvis Roberto Silva, vice-presidente do CMPC e representante da sociedade civil, o encontro do Fórum de Cultura deste sábado apresenta uma pauta bastante robusta de temas de grande interesse para a classe artística, como a sanção da Lei Aldir Blanc e a aprovação do PMC.

“Não podemos negar os problemas de acesso presentes na cidade, que é mais um ponto a ser debatido. Acredito que a discussão abordará o modo como o auxílio emergencial vai auxiliar os artistas e como chegará a todos sem exceção. Com relação ao PMC, é importante observar que, apesar de ter levado dez anos de luta para sua concretização, o fato é que ela aconteceu, e isso reforça a união, a participação e o empenho do conselho para fazer acontecer”, comemora Silva.

O vice-presidente enfatiza ainda que o desafio que se impõe neste momento é colocar as ações e metas do PMC em prática, o que exige dos membros do conselho fiscalização e acompanhamento para garantir que a sociedade civil esteja envolvida no debate.

Conselho Municipal de Políticas Culturais

O Conselho Municipal de Políticas Culturais foi criado pela lei 6.541/2009 como um órgão de caráter consultivo, deliberativo e normativo que, no âmbito da Secretaria de Cultura, institucionaliza a relação entre a administração pública e os setores da sociedade civil vinculados à cultura, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura.

A atual gestão (2019/2021) foi eleita em setembro de 2019, na VI Conferência Municipal de Cultura.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!