Guarulhos, que já sofreu com número de leitos ocupados no final de maio e início de junho, precisa controlar os casos para frear as internações
DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL
Guarulhos, que já sofreu com número de leitos ocupados no final de maio e início de junho, precisa controlar os casos para frear as internações


O índice de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com covid-19 subiu a 78,1%, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (14) pela Secretaria de Saúde de Guarulhos . O aumento de doentes com necessidade de respiradores aumentou na última semana e a sequência de altas só foi interrompida na segunda (13), quando o número de vagas ocupadas teve uma discreta redução.

Para se ter uma idéia do movimento ascendente, no dia 7 de julho a cidade registrava ocupação de 51,2% das vagas de UTI . Significa que do total de respiradores destinados a tratamento de casos graves de covid-19 , metade estava livre. A boa notícia, entretanto, durou pouco. Um dia depois, as vagas ocupadas eram 57,6%. No dia 9, foi a 58,2%. Em 10 de julho, deu um pequeno salto e alcançou 64,6%. No dia 11, outra disparada até bater na casa dos 76,9%. Na última segunda, contudo, as vagas tiveram um pequeno recuo, caindo a 73,4%. Nesta terça, a taxa de ocupação chegou perto de 80%. Nas enfermarias , ao contrário, o percentual de pacientes internados caiu de 73,7% para 69%.

LEIA TAMBÉM:

Guarulhos reabre bares e restaurantes na segunda de olho nos números da Covid-19

Você viu?

Frota de ônibus chega a quase 70% nesta segunda, informa a Prefeitura

Guarulhos avança à fase amarela e poderá abrir bares e restaurantes

Flexibilização

Os números da UTI precisam estar sob controle das autoridades de saúde para evitar que a cidade retroceda à fase laranja ou mesmo vermelha no Plano São Paulo de flexibilização . Nesta semana Guarulhos alcançou a fase amarela , a terceira na escala da retomada econômica , e pode restabelecer o funcionamento de setores como bares, restaurantes e similares, além de salões de beleza e barbearias. Os templos religiosos também puderam funcionar desde sábado (11).

Outros dados

Ainda de acordo com o boletim epidemiológico , nesta terça foram registrados 11.898 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus com 860 óbitos. De acordo com a prefeitura, Guarulhos mantém em 87% a taxa de cura da doença , totalizando mais de 10.300 pessoas recuperadas até o momento. O hospital de campanha do Centro de Combate ao Coronavírus (3C-GRU) tem 61 pacientes internados, sendo 22 nas UTIs e 39 nas enfermarias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!