População indígena de Guarulhos
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

População indígena testada inicialmente mora na região do Cabuçu; testes agora buscam atingir outros grupos em toda a cidade

Depois de efetuar a testagem para Covid-19 na aldeia Filhos desta Terra (Cabuçu) no mês passado, a Secretaria da Saúde de Guarulhos , em parceria com o Instituto Butantan , vai disponibilizar nesta terça-feira (21), a partir das 9h, no posto de saúde da Cidade Soberana, testes rápidos do novo coronavírus para toda a população indígena cadastrada nas demais UBS do município. Para a realização do exame é necessário comparecer ao local utilizando máscara e apresentar um documento com foto.

As Unidades Básicas de Saúde  ( UBS ) Soberana e Cabuçu são as duas unidades de referência à saúde da população indígena da cidade, mas como existem integrantes de algumas etnias que também utilizam outros serviços da rede, desta vez a ação será voltada para todos, inclusive para aqueles que fizeram o exame na aldeia Filhos desta Terra e que apresentaram resultado negativo para Covid-19. Assim como no mês passado, os testes serão fornecidos pelo Instituto Butantan .

LEIA TAMBÉM:

Instituto Butantan aplicará testes de Covid-19 em indígenas do Cabuçu

Guarulhos registra 12.596 casos com 910 mortes provocadas por Covid-19

Já a coleta do exame será realizada pelos técnicos de enfermagem do instituto com apoio de profissionais de enfermagem da UBS. Em caso de indígena sintomático de Covid-19, o Butantan ainda colherá o PCR , análise que consiste na pesquisa direta do vírus das mucosas das narinas e orofaringe. Do total de 45 indígenas que realizaram o teste rápido da Covid-19 no mês passado na aldeia Filhos desta Terra, cinco deles apresentaram resultado positivo para a infecção pelo novo coronavírus e foram submetidos ao exame PCR , seguido por medidas de isolamento social .

A testagem na UBS Soberana também contará com a parceria da Subsecretaria da Igualdade Racial. Além dos testes para o diagnóstico da Covid-19, a ação ainda fornece orientações de prevenção ao novo coronavírus, bem como aproveita para efetuar atualização cadastral da população, sempre que necessário. A UBS Soberana fica na rua Jaboticabal, 393 (Cidade Soberana).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!