Teste rápido é feito a partir da coleta de sangue por picada no dedo; nas UBS o teste precisa ser agendado na própria unidade de saúde
DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL
Teste rápido é feito a partir da coleta de sangue por picada no dedo; nas UBS o teste precisa ser agendado na própria unidade de saúde


Guarulhos começa a testar nesta semana pessoas que tiveram contato com o novo coronavírus , mas não desenvolveram a doença e não apresentam os sintomas clássicos –  as chamadas pessoas assintomáticas . A testagem será feita por meio de uma picada no dedo e o resultado fica pronto em 15 minutos. O objetivo da ação é ampliar o acesso da população ao exame . Antes de ampliar o atendimento ao grupo de pessoas em contato contato com vítimas da  covid-19 , a Saúde havia convocado motoristas de transporte público, entregadores de compras por aplicativos ou delivery e trabalhadores da área de segurança pública.

Para se submeter ao teste rápido , é necessário comparecer a um dos 69 postos de saúde da cidade para agendar o exame. O agendamento evita aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde ( UBS s). Além dos testes nos postos de saúde, a prefeitura criou mutirão para testagem no Bosque Maia , nas próximas quinta (6) e sexta-feiras (7).

Em transmissão ao vivo, no domingo (2), o prefeito Gustavo Henric Costa tratou desse tema: “Se você é assintomático, ou seja, não tem sintoma algum, e é contactante, ou seja, teve contato com alguém que está com o coronavírus, testou positivo, é importante você procurar uma de nossas 69 UBS para fazer o teste e, se preferir, procurar a nossa força-tarefa, nosso mutirão do teste rápido, que agora, nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 desse mês, vai estar funcionando lá na Tenda dentro do Bosque Maia”. O exame no Bosque será feito entre 9h às 15h.

Números da covid-19

Neste sábado (1º), Guarulhos registrou 15.634 contágios com 1.079 mortes, segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde . O índice de cura do coronavírus na cidade é de 89,4%, o que equivale a 13.976 pessoas, entre as que não tiveram sintomas, apresentaram sintomas leves ou moderados (a maioria dos casos) e as desenvolveram a forma mais agressiva da doença.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para o tratamento da covid-19 caiu para 62,1% em Guarulhos, uma diferença de 2,7 pontos percentuais em relação ao dia anterior. No que se refere às vagas de enfermaria houve uma queda de 69% para 61,4%, uma diferença de 7,6 pontos em relação a sexta-feira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!