A pequena loba resistiu ao parto e nesta quinta-feira (2) comemora uma semana de vida, enquanto outros dois filhotes já nasceram mortos
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
A pequena loba resistiu ao parto e nesta quinta-feira (2) comemora uma semana de vida, enquanto outros dois filhotes já nasceram mortos


A equipe do Zoológico de Guarulhos comemora nesta quinta-feira (2) a primeira semana de vida da filhote fêmea de lobo-guará nascida no parque no último dia 24, data de aniversário de três anos da loba Kiara, que deu à luz três filhotes , sendo que dois deles nasceram mortos após gestação de 65 dias.

Resgatada para tratar uma fratura no membro posterior esquerdo, machucado que deixou sequelas e a impossibilitam de ser devolvida à natureza, Kiara chegou ao zoo de Guarulhos em outubro de 2019 para formar casal com o macho Pequi. O objetivo da união foi justamente favorecer a procriação da espécie altamente ameaçada de extinção .

A diretora do zoológico, Fernanda Magalhães, comentou o nascimento da lobinha. “Uma das funções primordiais dos zoológicos é contribuir com a preservação da biodiversidade , por isso estamos muito felizes com este acontecimento, que traz esperança a esta espécie ameaçada de extinção , reiterando a importância do nosso trabalho”.

Você viu?

Lobo-guará

Loba-guará Kiara
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

Kiara sobreviveu à fratura na pata esquerda traseira, mas não pode mais voltar a seu habitat

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o animal símbolo do cerrado brasileiro . Trata-sedo maior canídeo da América do Sul , podendo atingir entre 20 e 30 kg de peso e até 90 cm na altura da cernelha (região localizada entre os ossos do ombro e a base do pescoço). Todos os países em que a espécie ocorre (Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia) o classificam em algum grau de ameaça. Estima-se que existam somente 23 mil exemplares na natureza.

Serviço

Temporariamente fechado devido à pandemia de Covid-19 , os animais e a rotina do Zoológico de Guarulhos podem ser conhecidos nas páginas do parque no Facebook (Zoológico de Guarulhos) e no Instagram (zooguarulhos).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!