Guarulhos poderá ter duas novas estações de tratamento de esgoto até 2025

A promessa é de que a cidade tenha unidade no Jardim Fortaleza e Jardim Cabuçu prontos entre 2023 e 2025, segundo a prefeitura e a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp); área estimada impactada pela obra é de 56 mil pessoas

As obras serão tocadas pela  Sabesp, que ao final de 2019 assinou um contrato com a prefeitura para tratar todo o esgoto produzido na cidade.
Foto: Divulgação/Sabesp
As obras serão tocadas pela Sabesp, que ao final de 2019 assinou um contrato com a prefeitura para tratar todo o esgoto produzido na cidade.


A cidade de Guarulhos deverá ganhar mais duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) até 2025, em duas regiões que, somadas, têm população aproximada de 56 mil pessoas. A primeira ETE a ser finalizada, em 2023, será a do Jardim Fortaleza , atendendo uma população estimada em 21 mil pessoas do bairro homônimo. Em seguida, a ETE Cabuçu , prevista para ser entregue em 2025, irá atender 35 mil pessoas da região de mesmo nome e do Recreio São Jorge .

As obras serão tocadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que ao final de 2019 assinou um contrato com a Prefeitura de Guarulhos para tratar todo o esgoto produzido na cidade.

A construção das ETEs implica também obras de coletores-tronco nas regiões citadas, que são as tubulações que levam o esgoto até as estações. A ETE Jardim Fortaleza será erguida na avenida Prefeito Antônio Pratici, enquanto que a ETE Cabuçu estará localizada na estrada do Cabuçu, próxima ao Rodoanel Norte .

A capacidade de tratamento da ETE Jardim Fortaleza, quando totalmente operacional, será de 3,9 milhões de litros de esgoto por mês. Já a ETE Cabuçu irá tratar, no mesmo período, 5,2 milhões de litros de esgoto.

Você viu?

Foco no esgoto

Responsável pela gestão de água e esgoto na cidade, a Sabesp promete focar as atenções sobre o tratamento de esgoto, uma demanda também antiga da cidade. Até o início de 2026, 100% dos dejetos produzidos em Guarulhos deverão ser tratados, conforme acordo da atual administração com o Ministério Público do Estado firmado em maio de 2018.

Para atingir esse objetivo, além da construção das duas estações, a Sabesp pretende investir em coletores-tronco para levar o esgoto até as ETEs que a cidade já possui (São João, Bonsucesso e Várzea do Palácio) e também às ETEs São Miguel e Parque Novo Mundo, que ficam na capital, mas que serão utilizadas pela companhia para tratar o esgoto de Guarulhos.

Além disso, a Sabesp construirá 4 km de coletores-tronco na região do Residencial Bambi a partir de setembro, com conclusão em março de 2021, que levarão o esgoto daquele bairro até a ETE Bonsucesso, com previsão de tratar 33 milhões de litros por mês.

As ETEs Jardim Fortaleza e Cabuçu irão beneficiar diretamente 56 mil pessoas, mas indiretamente toda a população de Guarulhos e de outras cidades, já que o esgoto produzido naqueles bairros deixará de ser jogado em córregos e, por fim, no rio Tietê.