Guarulhos decide continuidade de Guti ou a volta de Elói Pietá no segundo turno

Município é o maior colégio eleitoral do Estado com mais de 870 mil eleitores

Candidatos se encontram para debate em Guarulhos.
Foto: Divulgação/Lupacom Comunicação
Candidatos se encontram para debate em Guarulhos.

Neste domingo (29), Guarulhos vai decidir se mantém o atual prefeito Guti (PSD) por mais quatro anos de mandato ou se escolhe pelo volta de Elói Pietá e do PT, que governou o município durante 16 anos, inclusive com dois mandatos seguidos do próprio Elói Pietá.

Guarulhos é um dos 39 municípios que compõe a Grande São Paulo, região economicamente mais importante do Brasil. É a segunda cidade com maior população do Estado de São Paulo e a 13ª mais populosa do país, com mais de 1,3 mil habitantes, e se tornou um centro estratégico de distribuição e logística, com saída para estradas que ligam São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e abrigando o maior aeroporto da América Latina, o Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, em Cumbica, que abriga o maior terminal de cargas do Brasil.

Guti – prefeito mais votado de Guarulhos

Nas eleições de 2016, Guti se elegeu prefeito com a maior votação da história de Guarulhos: 481.581 votos, derrotando, na ocasião, Eli Corrêa, e se tornando o prefeito mais jovem do município. Seu atual vice é o presidente da Câmara de Vereadores, Professor Jesus.

Nascido em em 30 de dezembro de 1984, Guti viveu sua vida toda na cidade de Guarulhos. Quando completou três anos de idade, Guti enfrentou o falecimento de sua mãe, a professora universitária da USP, Clara Costa, acometida por um câncer. Guti ingressou na política em 2008 e, logo em sua primeira eleição, conquistou 2478 votos e se tornou o vereador mais jovem da Cidade Guarulhos.

A vitalidade de seus 23 anos o ajudou se tornar-se o parlamentar que mais apresentou projetos de lei durante aquela sua legislatura. Entre os projetos aprovados estava a Lei de Combate ao Bullying, eleita a melhor Lei do Estado de São Paulo pela ALESP em 2009.

Em Guarulhos, a sua imagem é frequentemente relacionada contra o aumento abusivo do IPTU, contra a criação da Taxa de Luz Municipal, contra a implementação do Regime Jurídico Único, além de ter promovido as investigações do atraso dos uniformes escolares, do espanta pombos e do gasto de dinheiro público com shows.

No ano de 2014, Guti lançou sua candidatura para Deputado Federal. Apesar da campanha pequena, o jovem político alcançou o número de 47.485 votos e se consolidou como o maior expoente da oposição em Guarulhos com o slogan “Contra o PT, a favor de você”.

Você viu?

LEIA TAMBÉM:  Programa do ENIAC dá cursos grátis para empresas qualificarem mão de obra

Elói Pietá - o renascimento do PT

Natural de Gaurama, no interior do Rio Grande do Sul, Elói Alfredo Pietá mora em Guarulhos desde 1980. É professor e advogado e um dos fundadores do PT. Tem uma longa trajetória pública – foi vereador (1983-1986 e 1987-1990), deputado estadual (1990-1994, 1995-1998 e 1999-2000) e prefeito (2001-2004 e 2005-2008).

Em seus dois mandatos na Câmara Municipal de Guarulhos, chegou à presidência da casa. Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, ao longo de três mandatos, tornou-se líder da bancada do PT e dedicou-se às áreas de segurança pública e combate ao crime organizado.

Seus dois mandatos consecutivos de prefeito tiveram como marca a recuperação da imagem da cidade do ponto de vista econômico e social – antes o município só era assunto das páginas policiais. A prova de tamanha dedicação à melhoria da qualidade de vida de toda a população, com olhar atento aos moradores das regiões mais periféricas, é que seus mandatos contam com 80% de aprovação.

Para enfrentar a grave crise na saúde provocada pela Covid-19 e superar as dificuldades econômicas geradas pela pandemia, Elói Pietá parte em busca de seu terceiro mandato de prefeito, aliando o conhecimento que tem sobre todas as regiões da cidade à experiência comprovada de quem sabe o que e como fazer para tirar Guarulhos e sua população da atual situação de abandono. Por isso, é o candidato da coligação “Pra Guarulhos crescer de novo”, que reúne PT, Solidariedade e Rede Sustentabilidade. Sua candidata a vice-prefeita é a professora Adê Rocha.

Para o atual pleito, Elói Pietá também conta com o apoio do vice-prefeito de Guti, Alexandre Zeitune, que rompeu com o atual prefeito e apoia a oposição com o slogan "Pra Guarulhos voltar a crescer". Na eleição de 2016, Elói Pietá também foi o nome forte do partido para voltar à prefeitura do município, mas não conseguiu chegar ao segundo turno, sendo o terceiro mais votado no pleito.