Guarulhos deve vacinar pacientes acamados em casa contra a covid-19

Município vai seguir o plano de imunização do Governo do Estado a partir do dia 25 de janeiro

Guarulhos tem mais de 90% dos leitos de UTIs ocupados nos hospitais públicos.
Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL
Guarulhos tem mais de 90% dos leitos de UTIs ocupados nos hospitais públicos.

Após a reunião com os prefeitos e o anúncio da eficácia da Coronavac , entre 78% e 100%, feito nesta quinta-feira (7), a Secretaria de Saúde de Guarulhos informou que vai seguir o plano de imunização do Governo do Estado, iniciando a vacinação no dia 25 de janeiro .

Ainda segundo a pasta, Guarulhos conta com cerca de 297 mil seringas e agulhas em estoque e se prepara para a instalação de quatro grandes polos simultâneos de vacinação nas quatro regiões de saúde do município. Espera-se de 70 a 100 postos de vacinação, incluindo as Unidades Básicas de Saúde e outros pontos ainda a serem definidos.

LEIA TAMBÉM:  “Não acredito que o calendário ocorra normalmente”, diz presidente do Flamengo

Não se sabe quantas doses da vacina contra o coronavírus devem ser destinadas à Guarulhos, que é a segunda maior cidade do Estado, com mais de 1,3 milhão de habitantes, perdendo apenas para a capital. A Secretaria de Saúde também informou que os pacientes acamados, com maiores dificuldades de locomoção, devem ser vacinados em domicílio por profissionais das UBSs.

A vacina será aplicada em duas doses, sendo a primeira dose em 25 de janeiro, com intervalo de 21 dias para a segunda. Trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas serão o primeiro grupo contemplado. Depois, a prioridade será para idosos de 75 anos ou mais. A terceira prioridade vai para idosos de 70 a 74 anos, seguido de 65 a 69 e, por fim, o último grupo prioritário será de 60 a 64 anos.