Polícia Federal apreende mais de 45 kg de cocaína destinadas à Europa e África

Ação foi realizada em conjunto com a Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos

Apreensões foram realizadas ente os dias 13 e 16 de fevereiro.
Foto: Divulgação/Polícia Federal
Apreensões foram realizadas ente os dias 13 e 16 de fevereiro.

A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em ação conjunta com a Receita, apreendeu entre os dias 13 e 16 de fevereiro, mais de 45 kg de cocaína sendo transportada por 7 passageiros cujo destino final eram países do continente africano e europeu.

Na primeira ação, ocorrida no dia 13, servidores da Receita Federal abordaram um brasileiro, de 41 anos de idade, junto aos balcões de check-in. O homem, que pretendia despachar uma mala fora dos padrões, foi conduzido ao setor de raio-x e, após a análise das imagens, ficou constatada a existência de material orgânico no interior de um instrumento de cordas. Em sede policial, os peritos federais identificaram um total de 3 Kg de cocaína nos três volumes encontrados no interior do instrumento. O suspeito, que pretendia embarcar em voo para Addis Ababa, na Etiópia, recebeu voz de prisão.

Já no dia 14, domingo, foram presas 4 pessoas, dois nigerianos, um possuidor de Registro nacional de estrangeiros e outro que havia ingressado no país com pedido de refúgio, e duas mulheres, sendo uma alemã e outra nacional de Serra Leoa que também havia solicitado refúgio no país.

LEIA TAMBÉM:  Guarulhos simplifica processo de contratação de funeral gratuito

Você viu?

Com um dos nigerianos foram apreendidos 15 Kg de cocaína distribuídos em 139 volumes dentro de uma mochila e com o outro, quase 8 Kg da mesma droga estavam ocultos em embalagens de café em pó. Ambos pretendiam embarcar para a Etiópia. A serra-leonense ocultou 4 Kg de cocaína em pacotes de lençóis. Ela pretendia embarcar para a Etiópia. A alemã, que embarcaria para a França, foi detida ao tentar passar pelos pórticos de imigração com quase 3Kg da mesma droga fixados ao abdômen.

Na noite da última terça-feira (16), mais dois nigerianos, ambos solicitantes de refúgio, que viajavam separadamente, foram presos com quase 14 Kg de cocaína. Com um dos homens, a droga estava distribuída dentro de 60 volumes encontrados na mala, que totalizou mais de 9 Kg e com o outro, a droga foi localizada oculta no forro de cobertor infantil. O destino final da droga era o Benin.

Os presos serão apresentados à Justiça Federal onde responderão por tráfico internacional de drogas.