Restrição a caminhões no Trevo de Bonsucesso começa sem a aplicação de multas

Restrição de horário para caminhões começa na segunda-feira (5)

Atualmente o Trevo de Bonsucesso representa o maior gargalo de trânsito da cidade.
Foto: Divulgaçao/PMG
Atualmente o Trevo de Bonsucesso representa o maior gargalo de trânsito da cidade.

Na próxima segunda-feira (5) Guarulhos implementará a restrição de horário de tráfego de caminhões pesados no Trevo de Bonsucesso com o objetivo de melhorar o trânsito da região. Nessa primeira semana de operação, os agentes da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana ( STMU ) e da Guarda Civil Municipal ( GCM ) irão orientar sobre as novas medidas para os motoristas, mas não aplicarão multas .

A interdição aos caminhões se dará em dois horários: de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h, e aos sábados das 7h às 12h. A medida é necessária porque atualmente o Trevo de Bonsucesso representa o maior gargalo de trânsito da cidade.

LEIA TAMBÉM:  Wimpro volta a ter time adulto e disputará a Copa Liga Paulista de Futsal

Outro fator que compromete o trânsito da região é a alta densidade populacional (450 mil habitantes) dos bairros Jardim Presidente Dutra, Bonsucesso, Pimentas e Água Chata, além do tipo de atividade econômica desenvolvida, altamente dependente do modal rodoviário.

As exceções para o tráfego no Trevo de Bonsucesso são os veículos urbanos de carga (VUCs), que são caminhões de pequeno porte destinados à distribuição de mercadorias e abastecimento no meio urbano, com as seguintes dimensões máximas: largura de 2,20m e comprimento de 7,20m, além de veículos de coleta de lixo, aqueles utilizados pelo controle de zoonoses, os destinados a obras e serviços públicos essenciais de infraestrutura urbana, como garantia do fornecimento de energia elétrica, serviços de poda e saneamento básico. Não precisarão obedecer às restrições ainda veículos dos Correios, aqueles destinados aos serviços essenciais de sinalização de trânsito, os de socorro mecânico de emergência, veículos de transportes de valores, caminhões-betoneira quando em operação, além de veículos de transporte de materiais e insumos para as unidades de saúde.