Patrulha Maria da Penha conduz à delegacia homem que ameaçava ex-mulher de morte

Medida Protetiva determinava que o homem ficasse a uma distância de 300 metros da vítima desde 2020

A vítima recebia constantes ameaças de morte.
Foto: Divulgaçao/PMG
A vítima recebia constantes ameaças de morte.

A Inspetoria de Patrulhamento e Ações Preventivas da Guarda Civil Municipal ( GCM ) de Guarulhos , por meio da Patrulha Maria da Penha , prestou assistência a uma mulher sob medida protetiva na última sexta-feira (2) no Jardim Paulista. A mulher, mesmo resguardada por decisão judicial que determinava que o ex-companheiro se mantivesse a uma distância de mínima 300 metros , foi incomodada pela presença do homem em sua casa. A vítima, VGC, tinha medo de pedir ajuda à corporação, mesmo tendo medida protetiva desde 2020 , pois recebia constantes ameaças de morte .

O Juizado da Violência Doméstica recebeu denúncia de que VGC estava sofrendo ameaça e acionou a Patrulha Maria da Penha, que se deslocou até a sua casa, onde os GCMs foram informados de que o homem de fato estava dentro da residência, o que foi constatado pela equipe.  Com isso, o homem acabou sendo encaminhado ao 2º Distrito Policial, na Vila Galvão, onde foi lavrado auto de descumprimento de ordem judicial.

LEIA TAMBÉM:  Plataforma personalizável criada em Guarulhos atende EAD e educação corporativa

Patrulha Maria da Penha

O objetivo da Patrulha Maria da Penha é assegurar o acompanhamento e o atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, fiscalizando as medidas protetivas determinadas judicialmente, que são decisões cautelares que a autoridade judicial concede à vítima para proteger sua integridade física. O juiz, dependendo do caso, pode determinar a suspensão do porte de armas do agressor, seu afastamento do lar e o distanciamento da vítima, entre outras ações.