Quase 3 mil exames de Papanicolau são coletados nas UBS no mutirão

Exame é fundamental para a detecção precoce do câncer do colo do útero

A detecção precoce do câncer do colo do útero possibilita o início do tratamento em estágios iniciais.
Foto: Divulgaçao/PMG
A detecção precoce do câncer do colo do útero possibilita o início do tratamento em estágios iniciais.

No sábado (21), todas as Unidades Básicas de Saúde ( UBS ) de Guarulhos , à exceção da Cavadas, que passa por reformas, estiveram em funcionamento para a campanha da realização do Papanicolau , exame fundamental para a detecção precoce do câncer do colo do útero. Parte das atividades relacionadas ao Outubro Rosa , o mutirão resultou na coleta de 2.869 exames.

A Secretaria da Saúde ressalta que a detecção precoce do câncer do colo do útero possibilita o início do tratamento em estágios iniciais, o que aumenta significativamente as perspectivas de cura e reduz a taxa de mortalidade associada a essa doença, terceiro tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil.

LEIA TAMBÉM:  Burocracia:pequenas empresas gastam 180 horas por ano com complexidade

A iniciativa de realizar a campanha do Papanicolau aos sábados tem como objetivo aumentar as oportunidades de coleta e facilitar o acesso às munícipes que não conseguem comparecer às unidades durante a semana.

Contudo, as mulheres que não puderam participar do mutirão podem agendar o exame previamente nas UBSs, seja para atendimento durante a semana ou aos sábados, em uma das unidades abertas pelo programa Saúde Agora.