Eletricistas de Guarulhos vencem competição de segurança e qualidade

Equipe Marrentinhos foi a campeã do Rodeio Nacional dos Eletricistas disputado durante o Seminário de Distribuidoras de Energia no Espírito Santo (Sendi)

Guarulhos conta com a melhor equipe de eletricistas do Brasil.
Foto: Divulgação/EDP
Guarulhos conta com a melhor equipe de eletricistas do Brasil.

Guarulhos conta com a melhor equipe de eletricistas do Brasil . O time de profissionais da EDP , empresa de distribuição de energia do município, foi o grande vencedor do Rodeio Nacional dos Eletricistas , que aconteceu na última semana, no Espírito Santo , dentro da programação do XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi).

Diferente de um rodeio tradicional, no qual os peões enfrentam touros e cavalos, neste, eletricistas e técnicos qualificados se deparam com postes, equipamentos e estruturas que representam uma rede de distribuição de energia elétrica, semelhante a situação do dia a dia desses profissionais. O desafio é executar as atividades no menor tempo possível, prezando acima de tudo pela segurança e qualidade da entrega ao cliente. Os times são compostos por oito pessoas.

O Rodeio dos Eletricistas preza pelo conceito de equipes multitarefas: os times vão realizar atividades relacionadas ao combate a fraudes, operação e manutenção de redes, além de apresentar técnicas inovadoras na execução das tarefas, com vistas à eficiência e segurança. A finalidade do evento é fortalecer, inovar e disseminar a troca de experiências entre as distribuidoras de energia elétrica.

LEIA TAMBÉM:  EDP divulga nota sofre a falta de energia em Guarulhos

A equipe Marrentinhos, da EDP de Guarulhos, disputou a competição com outros 14 concorrentes. Ao todo, as seletivas promovidas pela EDP em agosto nos estados de São Paulo e do Espírito Santo definiram a participação de seis equipes. Os Marrentinhos foram os vencedores da seletiva paulista.

Durante a competição deste ano, foram avaliadas seis tarefas: substituição de medidor; desenergização de circuito; substituição das chaves fusíveis; energização de circuito; escalada em poste circular utilizando degraus portáteis de fibra; eletricista com os olhos vendados que deve se aparelhar com os equipamentos de proteção individuais (EPIs), além da avaliação das melhores práticas durante o torneio.

“Ficamos muito felizes com a vitória de uma equipe da EDP em uma competição tão acirrada como o Rodeio Nacional de Eletricistas. É uma grande oportunidade para valorizar este profissional tão essencial na nossa sociedade, que está sempre a serviço da população. Além da habilidade técnica, o desempenho das tarefas reforça a segurança como um valor inegociável para a EDP, assim como acontece na rotina de trabalho das equipes”, destaca o gestor operação da EDP, Stevon Schettino.