
Operação policial realizada nesta quinta-feira (08), com apoio da EDP , distribuidora de energia elétrica de Guarulhos , flagrou a prática de furto de energia em uma fábrica do ramo de plástico localizada no bairro Jardim Arapongas.
O proprietário do estabelecimento foi autuado em flagrante e encaminhado à delegacia. Ele deve responder pelo crime de furto de energia, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa". Além do processo criminal, o proprietário irá arcar, conforme a regra da Resolução ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
A estimativa é de que o prejuízo causado pela energia desviada seja superior a R$ 100 mil. No local, os técnicos da EDP que prestaram apoio à operação identificaram o consumo irregular. Todo o local foi periciado pela Polícia Científica.
Prejuízos e riscos
Vale ressaltar que o furto de energia elétrica traz prejuízos a todos. Além de diminuir a arrecadação de impostos que são coletados por meio da conta de energia e podem beneficiar a sociedade em áreas importantes como saúde e educação, de acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa de energia abrange também as perdas elétricas e o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.
Além disso, as fraudes de energia podem causar sérios acidentes a quem pratica e a terceiros, já que não seguem padrões técnicos e de segurança. Também provocam sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população local que pode sofrer com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia. A EDP reforça que somente profissionais habilitados podem manusear a rede elétrica, com a técnica e os equipamentos de segurança necessários.
LEIA TAMBÉM: GCM apreende quase 100 kg de maconha no Parque Mikail II
Balanço de fraudes de energia em Guarulhos
Balanço da EDP demonstra que, no ano passado, foram identificadas mais de 13.200 fraudes de energia em Guarulhos, o que representa um aumento de 32% em comparação com o ano anterior. No mesmo período, a distribuidora recuperou na cidade mais de 60 mil megawatts-hora (MWh). A quantidade de energia desviada é suficiente, por exemplo, para o abastecimento de uma cidade do porte de Poá por três meses.
Os investimentos robustos da EDP em tecnologia têm sido fundamentais para o combate a esse crime. A detecção de potenciais alvos de irregularidade é realizada por meio da análise dos diversos padrões de consumo dos clientes, em boa parte feita por meio de algoritmos de inteligência artificial, métodos e ferramentas estatísticas.
Esse mapeamento permite um melhor direcionamento das equipes especializadas para as inspeções em campo, munidas de equipamentos de última geração. A companhia também mantém um treinamento intenso das equipes para uma atuação cada vez mais eficaz.
A EDP orienta que a população contribua, denunciando as fraudes de energia pelos seguintes canais de atendimento aos consumidores:
· Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)
· WhatsApp (11) 93465-2888
· Central de Atendimento: 0800 721 0123