Nos moldes do FabLab,ENIAC prepara ‘Health Lab’ aos alunos de medicina

Espaço para vivências reais de trabalho será utilizado pelos estudantes do curso de medicina do ENIAC

Os alunos das outras áreas do ENIAC já contam com um espaço específico para viver situações reais de trabalho, o FabLab.
Foto: Divulgação/Lupacom Comunicação
Os alunos das outras áreas do ENIAC já contam com um espaço específico para viver situações reais de trabalho, o FabLab.

O que acontece quando uma das mais antigas áreas do conhecimento encontra uma instituição que preza por inovação e autonomia profissional? É isso que está acontecendo no ENIAC ao abraçar os cursos de saúde e, especialmente, o de medicina . O resultado são profissionais que serão altamente treinados, com as mais modernas ferramentas tecnológicas para resolver problemas no atendimento a pacientes e com conhecimento em prototipação.

“A medicina do ENIAC foi pensada no autocuidado e na melhora do ser humano. O ENIAC tem a visão do empreendedorismo, da autonomia e do buscar soluções. Estes pontos servem como uma luva na saúde, já que nos nossos cursos os alunos são colocados para enfrentar problemas reais e buscar a solução de forma prática, principalmente na saúde pública”, explica o coordenador de Biomedicina do ENIAC, Paulo Pardi.

A capacidade combinada entre identificar problemas, traçar estratégias e tomar a iniciativa da solução é essencial para quem tem acesso a ferramentas de alta tecnologia. Os alunos das outras áreas do ENIAC já contam com um espaço específico para viver situações reais de trabalho, o FabLab. Lá os estudantes encontram todas as ferramentas para construção de soluções e prototipação para diversos tipos de projetos, equipamentos, produtos, maquetes, máquinas e impressão 3D. Agora, com a proximidade da primeira turma de medicina, está sendo preparado um espaço com as mesmas características, é o Health Lab. E o melhor: todos os alunos da área da saúde (cursos técnicos, graduação e pós-graduação), também usarão o espaço em sua formação.

LEIA TAMBÉM:  Vinícius Caveira valoriza ponto conquistado na estreia do Paulista

Quando o aluno participa dos projetos neste tipo de ambiente, estará envolvido em uma construção quer para educação, quer para estudo de patologias e enfermidades, que podem ser demonstradas de forma lúdica a qualquer tipo de pessoa”, analisa Pardi.

O coordenador de Metodologias Ativas e Inovação na Educação do ENIAC, Washington Lemos, dá um exemplo prático de como a busca por soluções apoiada em ferramentas de primeira linha podem impactar na vida prática dos futuros médicos e dos pacientes. “Com as ferramentas do Health Lab, será possível que os alunos analisem um paciente com um braço quebrado e usem realidade aumentada para, a partir de exames de imagem, criar protótipos para o braço daquele paciente considerando a fratura específica e treinem a partir deste modelo. Assim, o médico chega na cirurgia já conhecendo o caso em detalhes e não com a referência de um braço idealizado”.

É consenso entre os idealizadores do curso de medicina do ENIAC que será muito valioso para a carreira dos futuros médicos formados pela instituição a familiaridade com as ferramentas de tecnologia. “Hoje a formação médica está muito longe do que a atuação médica necessita. O mercado precisa de um profissional que saiba usar inteligência artificial, modelagem e realidade aumentada para resolver problemas e a formação clássica não contempla isso. O ENIAC está atuando nesta janela de oportunidade, formando médicos e profissionais de saúde para lidar com os desafios que estão postos no mercado”, completa Lemos.

Em breve, curso de medicina no ENIAC

Não é de hoje que o ENIAC se preocupa em aprimorar seus cursos da área da saúde, além do espaço físico para esses e demais cursos. E, em breve, a instituição oferecerá o curso de medicina. Para saber mais a respeito e se inscrever em uma lista de interesse no vestibular, CLIQUE AQUI .