Procon notifica loja de departamentos por prática abusiva na venda de seguros

Procon Guarulhos tem recebido inúmeras reclamações da população sobre irregularidades no atendimento ao consumidor prestado pelas Casas Bahia no município

Em 2019 a empresa foi multada em R$ 10 milhões, sendo inscrita na dívida ativa.
Foto: Divulgaçao/PMG
Em 2019 a empresa foi multada em R$ 10 milhões, sendo inscrita na dívida ativa.

Nos últimos anos o Procon Guarulhos tem recebido inúmeras reclamações da população sobre irregularidades no atendimento ao consumidor prestado pelas Casas Bahia no município. Na última semana o órgão notificou a loja de departamentos para prestar esclarecimentos e cessar imediatamente as condutas lesivas, como a venda de seguros embutidos em contratos, sob pena de abertura de processo administrativo que poderá ensejar multa administrativa de até R$ 13,1 milhões.

Em 2019 a empresa foi multada em R$ 10 milhões, sendo inscrita na dívida ativa. Mesmo após a autuação foram registradas no ano seguinte 369 reclamações. Já em 2021 o Procon recebeu 90 reclamações, contra 226 em 2022. No ano passado houve mais 253 queixas e, de janeiro a junho de 2024, outras 106 reclamações, totalizando 1.044 queixas de consumidores insatisfeitos com a empresa.

Irregularidades

A principal questão levantada pelos clientes seria a venda enganosa de seguros embutidos no ato da contratação sem que o consumidor tenha ciência. A prática envolve a adição de seguros e garantias estendidas ao contrato de compra sem o consentimento ou conhecimento adequado do consumidor, que na maioria dos casos são idosos. Tal conduta resulta em valores altíssimos, que prejudicam o cliente com custos adicionais inesperados e desnecessários.

São diversos seguros, tais como garantia estendida, proteção financeira de capital vinculado, bilhete de microsseguro vida protegida e premiada e título de capitalização.

De acordo com o Procon, a venda enganosa de seguros é um problema grave, especialmente quando acontece em grandes redes de varejo.

Já nos contratos de financiamentos os consumidores relatam os altos juros praticados – o preço final do produto acaba por superar o dobro do original. Os reclamantes relatam ainda que a empresa não permite a antecipação do pagamento do carnê de financiamento com a descapitalização de juros, o que fere o artigo 52,§2º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

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O atendimento no pós-venda também é uma área de preocupação. Clientes informam dificuldades ao procurarem os gerentes e vendedores, sendo tratados com total descaso e informados que nada pode ser feito e que devem procurar os seus direitos na Justiça. Essas atitudes demonstram que tanto a comunicação como o serviço de atendimento ao cliente são ineficazes, resultando em frustração e na procura pelo órgão de defesa do consumidor para a solução das queixas.

Orientações

O Procon Guarulhos esclarece que tem trabalhado para mediar essas questões e garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados. No entanto, a recorrência das reclamações sugere que as Casas Bahia precisam implementar melhorias significativas em seus processos internos e no atendimento ao cliente.
Consumidores que estiverem enfrentando problemas similares devem registrar formalmente suas queixas junto ao Procon e exercer os seus direitos garantidos pela lei 8.078/1990 (o CDC).

O órgão adverte que a loja de departamentos precisa revisar e ajustar seus processos para garantir um serviço de qualidade aos consumidores. Transparência nas condições de venda, cumprimento dos prazos de entrega e um atendimento pós-venda eficaz são essenciais para reconquistar a confiança dos clientes. E informa ainda que continuará monitorando e intervindo quando necessário para proteger os direitos dos consumidores.

Canais de atendimento

O Procon atende pelo telefone do Disque-Denúncia 151 e pelo site procon.guarulhos.sp.gov.br.

De forma presencial, o atendimento à população é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em três unidades:

Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro.
Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João - Telefone: (11) 2408-4315.
Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC) - Telefone: (11) 3202-1312.