Programa Boa Energia na Comunidade da EDP supera 13 mil atendimentos em 2024

Projeto atua em áreas de vulnerabilidade social com informações sobre uso seguro e eficiente da energia, troca de lâmpadas e cadastro na Tarifa Social

Para estimular a redução no consumo domiciliar, cada família tem direito de substituir até 5 lâmpadas de maior consumo por LED, que são mais econômicas, duráveis e sustentáveis.
Foto: Divulgação/EDP
Para estimular a redução no consumo domiciliar, cada família tem direito de substituir até 5 lâmpadas de maior consumo por LED, que são mais econômicas, duráveis e sustentáveis.

O Programa Boa Energia na Comunidade , desenvolvido pela EDP, vem conquistando marcas importantes e levando conscientização para a população dos municípios que fazem parte da área de concessão da companhia. Somente no primeiro semestre deste ano, 13.484 famílias de Guarulhos e Alto Tietê (Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano) foram beneficiadas com ações do projeto.

Em uma das frentes de atuação, os agentes da boa energia da EDP fazem visita porta a porta para levar orientações sobre segurança e economia de energia, renegociação de eventuais débitos com condições diferenciadas, além da possibilidade de cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que permite desconto de até 65% na fatura.

Para estimular a redução no consumo domiciliar, cada família tem direito de substituir até 5 lâmpadas de maior consumo por LED, que são mais econômicas, duráveis e sustentáveis. Nos primeiros sete meses de 2024, foram substituídas 61.616 lâmpadas. A iluminação, dependendo dos hábitos de uso, pode representar cerca de 10% da conta de energia de uma residência. As lâmpadas arrecadadas a partir da substituição são encaminhadas para o descarte ecologicamente correto.

LEIA TAMBÉM:  CIESP Guarulhos acompanha de perto as obras da CCR RioSP na Via Dutra

O Programa Boa Energia na Comunidade também beneficiou as famílias em situação de vulnerabilidade social com a doação de 3.821 postes padrão. A doação é feita para as residências ainda não conectadas ao sistema da EDP. Os projetos são feitos em parceria com as prefeituras locais, já que as concessionárias de energia só podem atuar em localidades regularizadas pelo poder público municipal.

“Este programa visa contribuir de forma efetiva com a economia doméstica da população de baixo poder aquisitivo por meio da utilização eficiente da energia elétrica, além de reforçar sobre cuidados com a segurança e eletricidade. Os locais são mapeados a partir de critérios socioeconômicos e as ações estimulam a cidadania e o desenvolvimento local”, destaca Roberto Miranda, gestor da EDP.

A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética - PEE da EDP e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem como objetivo preservar os recursos naturais e promover a educação para o uso seguro e eficiente da energia elétrica, evitando, assim, o desperdício.

Boa Energia na Comunidade

• Balanço – janeiro a julho de 2024
• Cidades atendidas – Guarulhos, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano
• Clientes atendidos – 13.484
• Lâmpadas substituídas – 61.616
• Postes padrão doados – 3.821