Setores de Criptomoedas que serão destaque em 2025

Com a virada do ano, o setor de criptomoedas começa a chamar atenção em alguns setores específicos, o que pode ser bons caminhos para investidores

Inteligência Artificial (IA), o Depin, o LSD (Liquid Staking Derivative) e as Blockchain Modulares são apontadas como as tendências mais fortes pensando em 2025.
Foto: Divulgação
Inteligência Artificial (IA), o Depin, o LSD (Liquid Staking Derivative) e as Blockchain Modulares são apontadas como as tendências mais fortes pensando em 2025.

Com a evolução do mercado e da tecnologia , o setor das criptomoedas caminha lado a lado a isso. Diante a este cenário, alguns setores crescem juntos e chamam atenção de alguns investidores.

Inteligência Artificial (IA), o Depin, o LSD (Liquid Staking Derivative) e as Blockchain Modulares são apontadas como as tendências mais fortes pensando em 2025. Vale entender o que são e no que ficar de olho em cada uma.

Inteligência Artificial (IA)

Desde o último ano, o segmento envolvendo Inteligência Artificial (IA) surgiu com forte potencial. Para 2025, a premissa deve se manter.

A IA é positiva nos mais variados segmentos. Além de ajudar na mineração e na segurança das transações das criptomoedas, alguns ativos surgem com entusiasmo. Um exemplo são as DeFA (Decentralized Finance AI)I, que conseguem unir as IAs e os ativos descentralizados.

Matheus Medeiros, CEO da Futokens, explica o porquê da inteligência artificial estar sendo apontada como potencial para este ano.

“A convergência entre Inteligência Artificial e criptomoedas tem o potencial de transformar profundamente o setor, não apenas aprimorando a segurança das transações e otimizando algoritmos de mineração, mas também criando novas soluções de governança descentralizada. Além disso, o ecossistema de criptomoedas se torna mais acessível”, destacou Matheus.

Os tokens DeFAI têm despertado o interesse de investidores em busca de retornos expressivos. Isso se deve ao fato de atraírem rapidamente uma grande quantidade de usuários, gerando uma demanda considerável.

LEIA TAMBÉM:  GCM resgata sete pássaros silvestres em cativeiro ilegal no Haroldo Veloso

Depin

O conceito de Depin (Decentralized Physical Infrastructure Networks) está ganhando força e promete revolucionar a forma na qual se lida com as blockchains, pensando em 2025. A ideia é fortalecer um setor que trabalha com redes descentralizadas que oferecem serviços físicos, como armazenamento de dados, computação em nuvem e até mesmo energia elétrica, sempre se pautando nas blockchains.

O CEO da Futokens explica quais devem ser as previsões diante ao conceito de Depin, que deverá ser uma das áreas mais inovadoras no universo das criptomoedas.

“A descentralização dessas infraestruturas não só aumenta a segurança e a transparência, mas também melhora a eficiência e reduz a dependência de intermediários, o que torna o Depin uma das áreas mais promissoras”, explica Matheus Medeiros.

LSD - Liquid Staking Derivative

Ao contrário do staking tradicional, que exige que seus ativos fiquem bloqueados, o LSD oferece uma solução que permite obter liquidez sem perder os rendimentos. É visto como uma das mais potenciais para 2025.

O principal benefício do LSD está na combinação do rendimento do staking tradicional com a flexibilidade de negociação dos ativos. Neste caso, é possível conciliar ativos em staking como colateral em empréstimos, além da capacidade de participação nas pools de liquidez.

Blockchain Modulares

Matheus Medeiros explicou como funcionam as Blockchain Modulares e como estas podem ser interpretadas com este mesmo ponto de vista.

“As blockchains modulares são uma abordagem inovadora no desenvolvimento de redes descentralizadas, onde diferentes camadas de processamento são separadas em blocos independentes, cada um responsável por uma função específica”, disse o CEO da Futokens.

As Blockchains Modulares oferecem um cenário mais escalável e adaptável. Isto é, consegue lidar desde ativos mais descentralizados até os mais complexos.