A diversidade das celebrações, a partir do ponto de vista do patrimônio imaterial, é o tema do novo episódio da série Patrimônio Cultural para Curiosos disponível a partir desta sexta-feira (29). Iniciativa da Secretaria de Cultura, por meio do Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos, a série de encontros é veiculada pela fanpage https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/.
A temática desse episódio considera a importância das celebrações em meio às práticas culturais brasileiras. Para tanto, aborda três delas: o Círio de Nazaré, que acontece em Belém, no Pará; a Festa de Iemanjá, em Praia Grande, litoral paulista; e as festas da Carpição e em louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso, em Guarulhos.
“O objetivo é fazer um recorte dessa grande diversidade Brasil afora e mostrar o quanto elas estão presentes em nossas vidas. Assim, vamos mais uma vez celebrar as manifestações de origem portuguesa, que sofreram influências indígenas e africanas nas práticas culturais e estão presentes em boa parte do nosso cotidiano”, observa Araci Borges, apresentadora da série e chefe de seção administrativa do Arquivo Histórico.
O episódio “Nosso patrimônio imaterial - A diversidade das celebrações” integra uma minissérie com dez vídeos disponíveis semanalmente na fanpage do Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos. Na última semana, a série abordou o tema "Saberes e formas de expressão" e o cronograma de vídeos conta com os seguintes temas:
5 de junho: “Os lugares e sua dimensão imaterial”;
12 de junho: “Cidades, artefatos e patrimônio”;
19 de junho: “Museus e Patrimônio”;
26 de junho: “Turismo e Patrimônio”;
Você viu?
3 de julho: “Arte e Patrimônio”;
10 de julho: “Patrimônio Natural”;
17 de julho: “Intervenções nas cidades”.
Para saber mais sobre a programação de eventos culturais online nesse período de pandemia, acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural
Serviço:
Patrimônio Cultural para Curiosos
Data: sexta-feira, 29 de maio
Tema: “Nosso patrimônio imaterial - A diversidade das celebrações”
Disponível em: https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/