Morador de Rua
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
Pastoral vai oferecer banho em equipamentos instalados nas imediações da Igreja Matriz, entre outros cuidados

Neste domingo (31) profissionais da rede municipal de saúde da Região São João/Bonsucesso e do Consultório na Rua do SUS, incluindo auxiliares de enfermagem, enfermeira e assistente social, vão fazer uma busca ativa de pessoas com sintomas de Covid-19 em uma ação da  Pastoral do Povo da Rua que será promovida das 8h às 12h ao lado da Igreja Matriz, no Centro de Guarulhos. Em mais essa parceria com a pastoral, a Secretaria da Saúde realizará também, exclusivamente para a população em situação de rua, a vacinação contra a gripe, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Por parte da pastoral haverá disponibilização de banho em equipamentos instalados nas imediações, corte de cabelo, café da manhã e doação de roupas. A participação da Secretaria da Saúde nesta ação social é mais uma iniciativa da pasta para garantir a assistência da população em situação de rua, que se encontra mais exposta à contaminação devido à impossibilidade de realizar todas as medidas preventivas indicadas.

Dentro das medidas de enfrentamento à pandemia de coronavírus, a Secretaria da Saúde também ampliou, desde abril, o horário de atendimento do Consultório na Rua do SUS, que passou a fazer abordagens de segunda a domingo com aferição de temperatura, da saturação e de outros sintomas gripais, bem como com distribuição de máscaras confeccionas em TNT (tecido não tecido) para pessoas assintomáticas. Somente no mês passado foram realizados 181 atendimentos aos finais de semana.

Como o município recebeu neste mês um lote de testes rápidos para Covid-19 do Ministério da Saúde para utilização em um público específico, incluindo moradores em situação de rua, a Secretaria da Saúde de Guarulhos também dará início à testagem dessa população quando houver casos de pessoas com sintomas da doença, caracterizados por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade para respirar.

Você viu?

Desde o início da pandemia, a Secretaria da Saúde estabeleceu um protocolo de atendimento para a população em situação de rua pelo qual, ao ser identificado algum caso suspeito, a equipe do Consultório na Rua oferecerá máscara cirúrgica para a pessoa e álcool em gel 70%, realizando o monitoramento médico dos pacientes, com orientações sobre os cuidados a serem tomados de acordo com a gravidade dos sintomas.

Os pacientes com sintomas leves serão encaminhados para equipamento da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) para acolhimento e realização da quarentena. Em se tratando de quadro clínico de maior gravidade, o paciente será encaminhado a um serviço de urgência e emergência pela equipe do Consultório na Rua ou do Samu. Os profissionais de saúde também levantarão informações sobre os locais de passagem e permanência dos pacientes para realização da busca ativa de possíveis comunicantes.

Todo o trabalho está sendo feito em parceria com a Pastoral do Povo da Rua. Em casos de pessoas em situação de rua com sintomas de Covid-19, a população pode acionar as equipes do Consultório na Rua do SUS pelo telefone  2475-8661. Já se for preciso solicitar auxílio a morador de rua sem sintomas de coronavírus, o telefone de contato é o da equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (2536-4110).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!