Transmissão ao vivo; Guti
Reprodução/Facebook
Prefeito Guti explica,em live, as medidas para abertura do comércio e prestação de serviço a partir de 15 de junho

A prefeitura de Guarulhos publicou de forma extraordinária na noite de quarta-feira (3) decreto que trata da reabertura dos comércios e serviços não essenciais, de forma gradual, a partir de 15 de junho. O conjunto de regras já havia sido adiantado pelo prefeito Gustavo Henric Costa, na terça (1º), durante transmissão ao vivo para explicar trechos da medida.

Na live de quarta Guti voltou ao tema e acrescentou duas informações que não haviam sido abordadas na transmissão anterior e nem estará no decreto desta quarta: as escolas municipais, públicas e privadas, devem retomar as aulas no dia 4 de agosto. Também os parques públicos deverão ser reabertos nessa data.

Com a publicação do decreto, Guarulhos fica a um degrau de reabrir o comércio não essencial. O passo seguinte é equacionar as taxas de ocupação de leitos de alta complexidade nos hospitais da rede SUS, o que pode acontecer com a chegada de cerca de 35 respiradores prometidos pelos governos federal e estadual. No último boletim epidemiológico, a taxa de ocupação de leitos de UTI, de hospitais municipais e estaduais, caiu de 93,6%, na terça-feira, para 92,1%, nesta quarta. Já a taxa de leitos clínicos destinados a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 subiu de 84,1% para 100% de ontem para hoje.

Retomada

Os horários dos setores autorizados a funcionar pelo novo decreto serão alterados para evitar aglomerações e pico de pessoas em pontos de ônibus, dentro dos coletivos e nos estabelecimentos. Assim, o comércio abrirá das 10 às 16h, o setor de serviços das 9h às 15h e a indústria, que não sofreu interrupção nas atividades e já estava trabalhando em dois ou três turnos, continuará em seu horário normal.

Nas lojas e shoppings, além dos protocolos de proteção e higiene, como uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e distanciamento, o cliente deverá ter atendimento exclusivo, ou seja, não haverá espera. Shoppings só poderão trabalhar com 25% da capacidade, do mesmo modo as igrejas e estacionamentos.

Veja abaixo a relação de estabelecimentos autorizados a abrir.

A partir de 15 de junho, das 9h às 15h:

Você viu?

Lavanderias / Cartórios / Locadoras de veículos / Escritórios em geral / Auto-escolas / Despachantes. Templos religiosos poderão abrir em seus horários habituais, mas terão de reduzir a capacidade a 25%  e seguir protocolos de higiene, obrigar o uso de máscara e disponibilizar álcool em gel.

A abertura do comércio foi fracionada da seguinte forma:

A partir do dia 15 de junho, entre 10h e 16h: Comércio de embalagens, das 10h às 22h (ou 24 horas se o estabelecimento for dentro do aeroporto). Além desse segmento: Floriculturas / Papelarias / Perfumarias /  Concessionárias / Manicures / Cabeleireiros, desde que com agendamento e sem aglomerações ou espera.

A partir de 22 de junho, das 10h às 16: Lojas de utensílios/ Cama mesa e banho/ Comércio de móveis e colchões / Artigos de armarinho / Lojas de artigos esportivos / Relojoarias e joalherias / Comércio eletrônicos / Calçados (sem a utilização de provadores) / Comércio ambulante / Sorveterias e bombonieres / Trailers e veículos motorizados em locais autorizados e estabelecidos, apenas nos sistemas drive-thru e delivery.

Já os shoppings centers terão regime de funcionamento próprio e horário autorizado das 14h às 20h. O estacionamento estará limitado a 25% da capacidade e a praça de alimentação só poderá trabalhar pelo sistema de entrega (delivery). A entrada de clientes no empreendimento e nas lojas estará limitada a 25% da capacidade dos respectivos espaços e cada cliente deverá ter um atendente, ou seja, não haverá espera.

Estabelecimentos do setor de lazer e diversão não terão autorização de funcionamento por enquanto. Os estabelecimentos que comportem mais público e com áreas igual ou acima de 100 metros quadrados deverão aferir temperatura dos clientes.

A partir de 6 de julho,  das 10h às 16h poderão reabrir: Bares / Restaurantes / Lanchonetes. As chamadas casas do Norte poderão funcionar com capacidade reduzida.

A partir de 20 de junho voltam as academias, que deverão obedecer protocolos específicos de higiene, cinemas e teatros, com capacidade reduzida. Estabelecimentos de eventos também poderão retomar os negócios desde que reduzindo a capacidade de público.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!