Hospital de campanha UTIs
DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL
Novos leitos podem garantir, inclusive, a reabertura do comércio já na sexta-feira (12)

Com a ampliação do hospital de campanha do Centro de Combate ao Coronavírus (3C-Gru), a contratação de vagas em hospitais privados e o recebimento de 35 respiradores  – 15 do Governo do Estado e 20 do Ministério da Saúde –, a Prefeitura de Guarulhos deve quase dobrar o número de leitos de UTI Covid nos próximos dias com a oferta de pelo menos 38 novas vagas .

São 16 vagas em operação, das quais seis são de leitos locados da rede particular (Hospital Bom Clima) e dez do hospital de campanha , que já estavam em funcionamento há dois meses, no Parque Cecap. Na terça-feira (9) o hospital de campanha recebeu mais dez leitos, perfazendo um total de 20 UTIs – o dobro do número inicial.

De acordo com a prefeitura, 12 vagas de UTI serão implantadas no HMU com os respiradores recebidos do Governo do Estado . Já nesta quarta-feira o município recebeu do Ministério da Saúde mais 20 aparelhos e está reestruturando a rede de urgência e emergência para a instalação deles nos serviços de pronto-atendimento, UPAs e hospitais de acordo com a necessidade, o que poderá resultar em um número ainda maior de leitos de UTI.

No Hospital Stella Maris, por meio de uma contratação que deve se estender até o fim da pandemia , serão criados mais quatro leitos SUS Covid, além de outros seis que serão locados do Hospital Carlos Chagas. “A contratação dos hospitais privados pelo período de dois meses, com possibilidade de prorrogação, foi a resposta mais rápida e econômica da prefeitura para diminuir a taxa de ocupação de leitos na cidade, que já chegou a atingir 100%, necessitando da criação de vagas extras para o atendimento da demanda por meio da conversão de leitos de enfermagem em UTIs”, explica a Secretaria de Saúde .

Todos os hospitais privados da cidade foram consultados sobre o interesse em alugar leitos para o município, sendo que alguns não puderam formalizar o contrato por problemas na documentação ou por falta de capacidade para receber a demanda extra. “Nossa expectativa com todas essas medidas é que as taxas de ocupação de leitos na cidade caiam para índices abaixo de 75%, possibilitando assim, junto com outros fatores, a retomada econômica a partir do dia 15, de forma gradual e responsável para proteger a população”, destacou o prefeito Guti .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!