O novo hospital, que irá dobrar a capacidade de atendimento ao público entre zero e 17 anos, deve ocupar área na rua Claudino Barbosa, acima
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
O novo hospital, que irá dobrar a capacidade de atendimento ao público entre zero e 17 anos, deve ocupar área na rua Claudino Barbosa, acima


O prefeito Gustavo Henric Costa ( PSD ), anunciou durante uma live nas redes sociais, no início da noite desta terça-feira (23), que a cidade deverá ter um novo hospital municipal voltado ao atendimento de crianças e adolescentes . Trata-se do HCGru ( Hospital da Criança de Guarulhos ), que deverá ser construído numa área da prefeitura no bairro do Macedo , com recursos da iniciativa privada, a partir do Programa de Parcerias e Investimentos do governo federal

Guti explicou que o projeto teve início em 2018, quando o Departamento de Incentivo às Parcerias Público-Privadas da prefeitura iniciou as tratativas com o BNDES ( Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ), celebrando um acordo de cooperação técnica visando ao planejamento e estruturação de projetos de desestatização. “Desde o primeiro dia de mandato trabalhamos incansavelmente em projetos que visem a melhorar a vida de nossa população. É com muita alegria que podemos hoje fazer o anúncio de um novo hospital”, afirmou.

O prefeito revelou que, no último dia 10 de junho, o projeto do HCGru foi qualificado no PPI - Programa de Parcerias e Investimentos , em reunião do CPPI ( Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos ) que contou com a participação do presidente da República , Jair Bolsonaro , além de dez ministros. Com a aprovação, o projeto guarulhense passa a ser tratado como prioridade nacional por todos os órgãos envolvidos nos trabalhos, que já estão adiantados no âmbito municipal.

O novo hospital, que irá dobrar a capacidade de atendimento ao público entre zero e 17 anos, deve ocupar uma área da prefeitura na rua Claudino Barbosa, onde hoje funciona uma garagem municipal. Serão 150 leitos , entre internação e apoio, incluindo áreas novas e específicas para traumas, por exemplo. O complexo também contará com setores exclusivos para pacientes que se encontrem em observação ou internação, que serão separados em razão do sexo e da idade.  

Atualmente, o Hospital Municipal da Criança e Adolescente ( HMCA ), único público exclusivamente infantil em toda a região do Alto Tietê, funciona em um prédio alugado na região central, com apenas 74 leitos. A prefeitura gasta, somente em aluguel, R$ 76 mil por mês, além do custeio estimado em aproximadamente R$ 3 milhões por mês.  

Você viu?

O projeto guarulhense do HCGru, que deve servir de exemplo para o governo federal utilizar em todo o Brasil, contará com a atuação do BNDES , que desenvolverá os estudos de viabilidade, fornecendo os subsídios necessários para a formatação do projeto de concessão na modalidade de parceria público-privada , sem custo para o município. O futuro parceiro privado ficará responsável pelo investimento em infraestrutura, realizando as obras, adquirindo os equipamentos e materiais necessários para a operação do complexo e atendimento aos pacientes.

O hospital

- Estrutura: construção em formato horizontal

- Endereço: rua Claudino Barbosa, 709, esquina com a rua Madalena s/nº, Macedo

- Leitos: 150 nas clínicas médica, cirúrgica, psiquiátrica e ortopédica, divididos em leitos de emergência, enfermaria, UTI , centro cirúrgico e hospital-dia.

- Apoio ambulatorial: 22 especialidades e cirurgias eletivas, incluindo apoio diagnóstico com ressonância, tomografia, ultrassonografia, nasolaringoscopia e raio X.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!