Ao microfone, o ministro Marcos Pontes fala sobre o programa, tendo ao lado o prefeito Guti, à direita, e assessores municipais
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
Ao microfone, o ministro Marcos Pontes fala sobre o programa, tendo ao lado o prefeito Guti, à direita, e assessores municipais


Pessoas maiores de 18 anos com pelo menos um sintoma característico da Covid-19 , como febre, tosse seca e fraqueza e estejam dispostas a testar vacina contra o novo coronavírus deverão procurar um posto de saúde ou o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Jardim Angélica, na região do Pimentas, em Guarulhos, a partir de segunda-feira (3).

A pesquisa conta com recursos do governo federal e a vacina tem como princípio ativo a nitazoxanida , a mesma substância presente no medicamento de nome comercial Anitta . Chamado “Efeitos do uso precoce da nitazoxanida em pacientes com Covid-19”, o estudo foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e pretende confirmar se o vermífugo , consegue inibir a replicação do vírus nos pacientes com a mesma eficácia que teve nos testes com células vivas infectadas , avaliando carga viral, sintomas respiratórios , taxa de internação hospitalar e parâmetros inflamatórios em pacientes com Covid-19 após tratamento com nitazoxanida por cinco dias comparado ao placebo .

Na última quinta (2), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações ( MCTI ), Marcos Pontes esteve na cidade para anunciar a adesão de Guarulhos aos testes e buscar voluntários ao projeto chamado #500voluntáriosjá , de iniciativa da pasta que comanda. Ao aceitar as condições e participar do estudo, o voluntário fará teste diagnóstico RT-PCR de forma gratuita e será acompanhado por equipe médica por oito dias, de acordo com o protocolo.

Serão excluídos da pesquisa indivíduos que tiverem resultado negativo do PCR para Covid-19, que não tenham possibilidade de fazer uso de medicamentos por via oral, que tenham história de doença hepática grave (classe Child Pugh C), insuficiência renal prévia ou cardíaca grave, além de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Pessoas que tiveram neoplasia nos últimos cinco anos, que tenham doença autoimune ou hipersensibilidade conhecida aos medicamentos de estudo, bem como tratamento prévio com o medicamento da pesquisa durante os últimos 30 dias ou ainda suspeita clínica de tuberculose e pneumonia também não poderão se voluntariar.

“O paciente terá a oportunidade de reduzir a quantidade de vírus presente em suas vias aéreas, melhora de sintomas mais rapidamente, redução do risco de insuficiência respiratória, internação hospitalar e mortalidade”, diz a prefeitura em nota. Prossegue: “Os resultados poderão ajudar os pesquisadores na indicação de nitazoxanida a pacientes com Covid-19 em estágio inicial, o que pode ajudar a avançar o seu tratamento. Contudo, é importante informar que, como se trata de um medicamento em teste , é possível que [o voluntário] não seja beneficiado por ele, ou seja, não melhore. As contraindicações ao uso do medicamento não são consideradas graves e serão informadas aos pacientes antes de aderirem ao programa”.

Além de Guarulhos, Barueri , Sorocaba e Bauru estão participando deste que é o segundo protocolo. O primeiro é direcionado para pacientes com sintomas de pneumonia e hoje tem cerca de 200 participantes em 21 hospitais de todo o país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!