Obras de contenção no Parque Mikail
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos
As intervenções foram necessárias porque a via possui uma topografia irregular e apresentava muitas erosões, colocando em risco as moradias


A Prefeitura de Guarulhos realiza obras de contenção e drenagem na rua Lázaro de Almeida Campos, no Parque Mikail . As intervenções foram necessárias porque a via possui uma topografia irregular e apresentava muitas erosões, colocando em risco as residências construídas no local. Cerca de 90% da obra já está concluída.

Contratada por R$ 1,9 milhão, a empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda. iniciou os trabalhos em março e tem prazo de seis meses para finalizá-los. O gerenciamento está por conta da Secretaria Municipal de Obras .

A contenção utiliza a técnica de solo grampeado , que consiste em perfurar o solo, inserindo grampos com injeção de nata de cimento e colocando uma camada de concreto projetado com malha de aço. Em virtude da topografia irregular do terreno e do difícil acesso, foi necessária a montagem de andaimes para a execução de perfurações de forma manual, haja vista que não foi possível o uso de máquinas de grande porte na área.

Para o secretário de Obras, Marco Antonio Guimarães, as intervenções na via são fundamentais, pois impactam diretamente na comunidade. “Esse projeto é importante e necessário, uma vez que as erosões no local colocam em risco a vida das pessoas”, salienta.

As ações incluem ainda obras de drenagem com implantação de uma escada hidráulica que irá redirecionar as águas pluviais da boca de lobo para um canal regularizado e revestido em concreto, guarda-corpo metálico e recomposição do passeio danificado. Para a execução do projeto está sendo utilizada uma barreira de segurança de concreto para delimitar provisoriamente as obras nos pontos de curva acentuada da via.

    Veja Também

      Mostrar mais