A canção “Tão Easy” subiue agora ocupa a posição de número 40 no ranking da plataforma de streaming de música
Reprodução/Spotify
A canção “Tão Easy” subiue agora ocupa a posição de número 40 no ranking da plataforma de streaming de música


Erison Gomes , conhecido no meio artístico como KT Gomez , tem duas músicas entre as 50 Virais do Spotify Brasil : “ Tão Easy ” subiu como um rojão e agora ocupa a posição de número 40 no ranking da plataforma de streaming de música. Na cola dela, “ Você Parou ”, estava (sem nenhum trocadilho) estacionada, mas o sucesso de Tão Easy  acabou dando um impulso na primeira das canções de KT a conhecer os serviços do Spotify . Para quem é mais antigo, as 50 Virais é como estar entre as músicas mais executadas nas paradas de sucesso , um ranking das músicas mais tocadas, só que agora no aplicativo de música digital.

Morador do Jardim Adriana , o músico começou a subir no ranking das mais tocadas a partir de uma dificuldade. A quarentena , que reduziu os espaços de apresentação e levou muitos músicos para as transmissões ao vivo, levou KT Gomez a pensar numa maneira de abrir espaço para suas composições. “Eu já tinha colocado música no Spotify, mas não tinha investido nisso”, conta. Mesmo jovem (o artista tem 32 anos), KT Gomez ainda estava muito focado nas músicas suportadas em CDs e, como ele mesmo diz, “perdeu tempo com isso”, enquanto os outros artistas já estavam migrando para os meios digitais.

A pandemia do novo coronavírus e o consequente confinamento imposto pelas autoridades de saúde o obrigou a se reinventar. A partir de então voltou sua atenção para os aplicativos de música e colocou um novo trabalho no Spotify. Diferentemente da primeira vez que tentou catapultar uma canção pela plataforma de música , desta iniciou um trabalho de conversar  com pessoas próximas e pedir para que os amigos adicionassem a nova música às playlists deles.

Efeito Zezé di Camargo

Embora as músicas e o momento não tenham qualquer relação, a ação do músico guarulhense foi semelhante àquela feita pelo pai da dupla Zezé di Camargo e Luciano , quando os sertanejos ainda eram desconhecidos. O filme “ Os Filhos de Francisco ” retrata essa etapa da vida dupla. Num tempo entre os anos de 1970 e 1980, quando até o telefone convencional era coisa rara, Francisco aposta tudo na carreira dos rebentos tendo como ferramenta um telefone público. Sem recursos para impulsionar as músicas nas paradas, o pai dos cantores compra fichas telefônicas e passa a ligar insistentemente para as rádios a fim de que as canções dos seus rebentos ganhem a preferência popular.  No mais, todo mundo sabe aonde foi parar a dupla goiana.

Impulso

Você viu?


De volta a 2020, KT Gomez, igualmente sem recursos e sem empresário, mas com as novas tecnologias à disposição foi atrás de seu sonho. “Virei uma noite procurando pessoas”, conta o artista . Tão Easy entrou no Spotify em 3 de julho e em duas semanas conseguiu dar uma sacudida poderosa no ânimo do músico . O trap beat tinha inicialmente 16 ouvintes mensais. Esses ouvintes se multiplicaram e viraram mil. Depois, 6 mil, e em 24 horas passaram a 12 mil. Na decolagem, Tão Easy carregou junto Você Parou.

Enquanto esse texto era fechado, na sexta-feira (24), KT Gomez já tinha 93 mil ouvintes com as três canções. É um feito difícil de alcançar, pois os artistas normalmente têm várias músicas, trabalhos inteiros, disponíveis no Spotify e um acaba impulsionando o outro. KT Gomez subiu nas mais tocadas impulsionando uma canção apenas. Além de Tão Easy e Você Parou, que entraram nas 50 Virais, “ Anel na Esquerda ” também tem tudo para ganhar a preferência dos amantes da música digital .

Historieta

A luta de KT Gomez não é nova. O músico, que se define eclético, começou grafitando . Não tinha apelido e não rola um grafiteiro sem apelido, conta. Um dia usou um creme para combater cravos e espinhas e o efeito foi o contrário. A acne brotou e se espalhou em seu rosto. Um apelido óbvio “pegou”: Chokito (uma alusão ao chocolate caramelizado). Mas Chokito era extenso demais (para os jovens, é uma palavra interminável). Virou Kito. Daí para KT foi um pulo. KT Gomez. O sobrenome português ganhou um toque hispânico e o futuro nome artístico estava pronto.

O artista lembra que em sua trajetória  já explorou diversas tendências , gravou uma participação com Léo Santana e fez parcerias com o também guarulhense Raffa Moreira , nome respeitado entre os rapper . Aqui, aliás, os caminhos se separaram um pouco. Lembra daquele trecho acima sobre a aposta de KT Gomez no CD? Raffa entendeu primeiro o fim de mídias como suporte de música e apostou no digital. Foi nessa época que Rafa deu uma guinada, lembra KT Gomez: “Vamos sair dessa idéia, meu irmão, vamos procurar outra coisa”, dizia o primeiro para o cantor de Tão Easy.

Demorou um pouco mais para KT conseguir o seu espaço, mas ele está chegando lá. Devagar e sem precisar abrir de seus valores e estilo. Sem ostentar, sem exibicionismo.  “Não gosto muito disso, sou mais simples, mais na minha”, garante. Bom, agora ele também colocou seu foguete na plataforma de lançamento e mira as estrelas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!