Assinatura de acordo coletivo entre ACE-Guarulhos e Sincomerciários
Divulgação/Lupacom Comunicação
Acordo coletivo assinado nesta segunda prevê garantias de proteção aos jovens e idosos contratados nas redes de varejo supermercadistas


A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos) intermediou Acordo Coletivo de Trabalho entre supermercadistas e Sindicato dos Empregados no Comércio ( Sincomerciários ) que cria, entre outras coisas, novas atividades para o setor em Guarulhos e outras cinco cidades da região do Alto Tietê: Arujá, Santa Isabel, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos.

O documento, assinado nesta segunda-feira (27), na sede do Sincomerciários, prevê a geração de novas vagas de emprego para idosos e para jovens que procuram a primeira oportunidade de trabalho .

“É um acordo que traz benefícios tanto para os empregadores quanto para os funcionários , que têm novos benefícios. A possibilidade de contratação de jovens e de idosos é outra vantagem que conseguimos garantir com a nova convenção”, explicou o presidente da ACE-Guarulhos , Silvio Alves .

Pelas novas regras, o idoso não poderá exercer atividades prejudiciais a sua saúde nem mesmo à sua condição física, como atuar em locais e condições insalubres ou perigosas; ou deslocar mercadorias que exijam esforços além de sua capacidade física.

O documento prevê também a contratação de jovens para vagas de Auxiliar, com funções como empacotar mercadorias; auxiliar o comprador no transporte das mercadorias ; ou auxiliar a reposição de produtos. Os adolescentes da nova função ficam obrigados, mensalmente, a comprovar a frequência a cursos escolares regulares.

O acordo, que definiu o reajuste salarial da categoria para os exercícios 2019/2020 e 2020/2021, prevê uma série de benefícios, como a flexibilização de compensação de folgas; admissão de jornadas diferenciadas de trabalho; e estabilidade para aposentados e gestantes .

“Quando as entidades dialogam todos ganham. Quem emprega e quem procura emprego. O empresário e o funcionário”, afirmou o advogado do Sincomerciários, Jorge Bascegas, que representou o presidente Walter dos Santos . Estiveram presentes na reunião que ratificou o acordo representantes de vários supermercados da região do Alto Tietê .

    Veja Também

      Mostrar mais