PEV
Divulgação-PMG

Volta dos serviços nos PEVs e coleta nos bairros está condicionada a novos protocolos de higiene e segurança

A Prefeitura de Guarulhos retomou nesta segunda-feira (27) o serviço de coleta seletiva de materiais recicláveis nos circuitos de coleta nos bairros e nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Por conta das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus , o serviço foi interrompido temporariamente e agora retorna com protocolos de segurança reforçados.

Para preservar a saúde dos trabalhadores, catadores cooperados das três centrais de triagem municipais (Vila Galvão, Taboão e Jardim Ponte Alta) receberam máscaras de tecido, protetor facial (face shield), luvas e avental para uso obrigatório durante coleta e triagem de materiais . Na utilização da mesa ou esteira de triagem os cooperados não podem mais ficar um de frente para o outro, devendo manter distância lateral de dois metros.

Além disso, os recicláveis coletados passarão por um período de descanso de cinco dias e higienização com solução de água sanitária antes do processo de separação. Veículos de coleta, que agora contam com água e sabão para higiene das mãos, e ambientes de trabalho serão limpos diariamente com essa mesma solução.

“A coleta seletiva é fonte de sustento para muitas pessoas, mas devido à pandemia as atividades foram suspensas para poupar a saúde desses trabalhadores. As diretrizes de proteção aos envolvidos na coleta e na triagem de materiais recicláveis foram elaboradas com base em documentos apresentados por representantes de associações e cooperativas de catadores, técnicos da área de limpeza urbana e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, da Vigilância Sanitária , de ONGs e de universidades. Dessa forma podemos retomar com tranquilidade esse serviço que, além de trazer sustento para muitas famílias, também é de extrema importância para o meio ambiente ”, explica Alexandre Lobo de Almeida, secretário em exercício de Serviços Públicos.

Você viu?

É importante ressaltar que máscaras e luvas não devem ser descartadas junto ao material de coleta seletiva e também que, em caso suspeito ou confirmado de covid-19 na residência, nenhum material deve ser destinado à coleta seletiva.

Os roteiros do serviço de coleta seletiva residencial de materiais recicláveis estão no link www.guarulhos.sp.gov.br/index.php/coleta-seletiva .

Descarte de lixo residencial durante a pandemia de covid-19

Para ajudar a população a esclarecer dúvidas sobre os procedimentos adequados na hora de dispor os sacos para a coleta, o Departamento de Limpeza Urbana de Guarulhos criou uma página na internet com orientações sobre como tratar os resíduos , incluindo os materiais recicláveis, neste momento de isolamento social . Para conferir todas as orientações acesse http://lixozero. guarulhos.sp.gov.br/conteudo/ covid19.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!