Mãe Menininha do Gantois
Divulgação/Governo Federal

Mãe Menininha de Gantois é uma das personagens marcantes da história e cultura brasileiras destacadas na série de vídeos lançados

A Prefeitura de Guarulhos lança nesta quarta-feira (29) uma série de nove vídeos com o tema  Mulheres Negras : Abolição , Protagonismo e Resistência, que será disponibilizada diariamente em seus canais oficiais no YouTube, no Facebook e no Instagram, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha , celebrado em 25 de julho. O primeiro episódio já está no link  https://bit.ly/3f7HX5G .

Para a subsecretária de Igualdade Racial , Kátia Cristina Alves de Almeida Castro, o papel do poder público é trabalhar na construção de políticas públicas que verdadeiramente deem a voz e o espaço de fato e de direito as essas mulheres , que foram caladas por tanto tempo. “Para que mudanças significativas aconteçam e configurem um marco na história, é preciso empoderar mulheres negras como tomadoras de decisão na sociedade, de forma que elas deixem de ocupar o campo de beneficiárias e passem a ocupar os campos de articulação, formulação e execução de ações afirmativas ”, exaltou.

A série objetiva resgatar histórias e memórias de mulheres negras como Dandara, Carolina Maria de Jesus, Maria Felipa, Tereza de Benguela, Mãe Menininha de Gantois , Luiza Mahin, Lélia Gonzales, Sanite Belair, Victoria Santa Cruz, entre outras que fizeram frente a um sistema opressor, desde a escravização , a abolição tardia e inconclusa, a proclamação da República e o período da ditadura até os anos 1990. A data foi escolhida justamente para enfatizar o protagonismo dessas mulheres retratadas na exposição, que se expressa na liderança, na organização social de quilombos , na tradição das religiões de matriz africana e no processo de transmissão de conhecimentos e ancestralidade.

O dia 25 de julho não é apenas um dia de celebração, é uma data em que as mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais refletem e fortalecem as organizações voltadas às mulheres negras e suas diversas lutas. No Brasil, em 2 de junho de 2014 foi instituído por meio da lei 12.987 o 25 de julho como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das mulheres-símbolo de resistência e importantíssima liderança na luta contra a escravização e também uma das personalidades retratadas nos vídeos.

Canais
Facebook:  www.facebook.com/ PrefeituraGuarulhosOficial/

Instagram:  @PrefeituraGuarulhosOficial

YouTube: Prefeitura de Guarulhos Oficial ( bit.ly/PrefGruYoutube )

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!