Igreja de Santo Antônio no Gopoúva
Ricardo Filho/iG Guarulhos
Quatro meses depois do fechamento das igrejas, Católicos voltam às missas neste sábado

As igrejas católicas voltam a abrir suas portas para as celebrações presenciais neste sábado, 1º de agosto. As missas com a presença de fiéis estavam suspensas desde o início da quarentena , em 23 de março, como medida preventiva contra a propagação do novo coronavírus .

A autorização para funcionamento das paróquias foi assinado na última segunda-feira (27) pelo bispo de Guarulhos , dom Edmilson Amador Caetano , que estabeleceu uma série de regras para reabertura das igrejas. Assim como as demais instituições sociais, as igrejas estão enquadradas no Plano São Paulo de enfrentamento da pandemia de covid-19 e precisarão obedecer a alguns critérios para recebimento dos fiéis.

Em seu decreto de autorização dom Edmilson estabeleceu que a ocupação dos espaços nas igrejas não pode passar de 25% e determinou distanciamento de dois metros entre os fiéis, além de uso de álcool em gel na entrada das  igrejas e obrigatoriedade de uso da máscara . Os padres não precisarão enquanto estiverem no presbitério .

Os  sacristães,  ministros,  acólitos  e  outros  colaboradores  da  igreja devem utilizar  máscaras  e  luvas descartáveis para manusear  e  limpar  os  utensílios  litúrgicos   e  secá-los  com  toalhas  de  papel  não reutilizáveis. Uma única pessoa estará autorizada a manusear as hóstias que serão colocadas nas âmbulas, com a devida anterior desinfecção das mãos .

É recomendado que os fiéis façam o agendamento da participação nas missas para evitar aglomerações nos dias de celebrações .

    Veja Também

      Mostrar mais