GRU Sinfônica orquestra
Divulgação/Prefeitura de Guarulhos/Camila Rhodes
De acordo com o maestro Emiliano Patarra, regente da Gru Sinfônica, o quarteto de cordas é a formação mais tradicional da música de câmara

O gênio do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos dá vida ao Som na Tela deste sábado (1º), às 20h, com espetáculo da Orquestra Gru Sinfônica . Como nas demais edições, a apresentação será ao vivo pelas  redes sociais das orquestras no YouTube , no  Facebook  e no  Instagram .

Composto em Nova Friburgo (RJ), em 1915, o Quarteto nº 1 foi reescrito por Villa-Lobos em 1946, ocasião em que a composição original recebeu novos movimentos e teve sua primeira execução em público. Diante da variedade de estilos e espontaneidade composicional de Villa-Lobos, o espetáculo oferecido pela Gru Sinfônica evidencia a técnica profunda do texto musical do compositor .

De acordo com o maestro Emiliano Patarra , regente da Gru Sinfônica, o quarteto de cordas é a formação mais tradicional da música de câmara: a formação mais nobre, com dois violinos, uma viola e um violoncelo recebeu inúmeras composições desde a época do Classicismo, por volta de 1770, até os dias de hoje. “Nesse sentido, a composição para um quarteto de cordas demonstra a escrita específica de um gênero, o que aumenta ainda mais a responsabilidade do compositor”, explica o maestro.

Espetáculos semanais

Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos por meio da Secretaria de Cultura , os espetáculos do Som na Tela são exibidos sempre aos sábados, às 20h, nos mesmos dias e horários dos concertos convencionais. Para que isso seja possível, músicos das orquestras da cidade e convidados respeitam os protocolos de segurança relacionados à prevenção do novo coronavírus e a execução é realizada por uma quantidade pequena de músicos, permitindo que o público possa assistir ao espetáculo em casa nesse período de distanciamento social .

Mesmo não estando presente fisicamente, a audiência poderá desfrutar do espetáculo e sentir toda a energia e emoção de uma interpretação ao vivo. As apresentações online da série Som na Tela terão continuidade no período pós- pandemia .

Serviço

Som na Tela apresenta Quarteto nº 1, de Villa-Lobos, com a Orquestra Gru Sinfônica

Data: sábado, 1º de agosto

Horário: 20h

Transmissão ao vivo pelas redes sociais das orquestras de Guarulhos:

YouTube:  www.youtube.com/channel/UCS9r_ T3pJEr2wnZreRGSo1g

Facebook:  www.facebook.com/ojmguarulhos/

Instagram:  www.instagram.com/orquestra.em.casa/

    Veja Também

      Mostrar mais