Teste covid-19;picada
DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL

Teste rápido é feito a partir da coleta de sangue por picada no dedo; nas UBS o teste precisa ser agendado na própria unidade de saúde

A Secretaria da Saúde de Guarulhos promove nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de agosto, o primeiro mutirão de teste rápido para covid-19 , que será realizado na tenda do Bosque Maia , das 9h às 15h. A testagem é destinada às pessoas que já tiveram contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus , não sendo necessário efetuar agendamento prévio. Para participar da ação o interessado deve levar documento de identidade e cartão do SUS e não pode estar com síndrome gripal no dia do exame. O atendimento no local será feito por meio da distribuição de senhas. 

É importante destacar que quem estiver com síndrome gripal pode agendar o teste rápido em uma das 69 Unidades Básicas de Saúde ( UBS ). Já aqueles que forem fazer a testagem no mutirão devem acessar o Bosque Maia a pé, uma vez que não haverá espaço para estacionamento de veículos no local. 

O Bosque Maia não está aberto para a circulação do público e somente uma área será delimitada para a realização do mutirão, com demarcação no solo para que seja respeitado o distanciamento social . Logo na entrada da tenda haverá mesas para a recepção do público, onde também serão preenchidas as notificações dos casos. Depois de passar por esse setor a pessoa será encaminhada para a testagem e, em seguida, para a retirada do laudo. 

LEIA TAMBÉM:

Você viu?

Prefeito considera brecar retomada se ocupação de leitos chegar a 90%

A estimativa é realizar cerca de dois mil testes rápidos por dia no Bosque Maia. A testagem será feita por meio de uma picada no dedo e o resultado fica pronto em aproximadamente 15 minutos. As pessoas que testarem positivo para covid-19 serão acompanhadas pela equipe profissional da Unidade Básica de Saúde onde são cadastradas.

Idosos e pessoas com deficiência devem evitar participar dos mutirões, uma vez que a Secretaria da Saúde já está formalizando parcerias para a disponibilização de outros espaços exclusivos para a testagem dessa população. Além de pessoas que tiveram contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus, podem realizar o teste rápido motoristas de transporte público, entregadores de compras por aplicativos ou delivery e trabalhadores da área de segurança pública.

Os próximos mutirões serão realizados nos dias 13 e 14 no Terminal de Ônibus da Vila Galvão (rua Cristiane, 01, Vila Alice), nos dias 20 e 21 no Terminal de Ônibus Pimentas (estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, 4.494, Jardim Albertina) e nos dias 27 e 28 no Supermercado Comercial Esperança (estrada Guarulhos Nazaré, 4.201, Jardim São João). O horário é sempre o mesmo: das 9h às 15h.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!