A construção do Sesc Guarulhos comporta uma estação de tratamento de esgoto e placas solares para aquecimento da água da piscina
Divulgação/Sesc-SP
A construção do Sesc Guarulhos comporta uma estação de tratamento de esgoto e placas solares para aquecimento da água da piscina


O Sesc São Paulo foi reconhecido na 7ª edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura: Habitat Sustentável . As unidades Guarulhos e 24 de Maio receberam o prêmio na categoria Edificação Institucional , na qual concorrem projetos ou edificações institucionais, como aeroportos , terminais rodoviários, ferroviários e hidroviários, hospitais, escolas, órgãos públicos, museus , centros esportivos, religiosos e de lazer, entre outros.

Inaugurada em 11 de maio de 2019, a unidade Guarulhos tem área total construída de 34,2 mil m². Distribuídos em seus três pavimentos, estão o teatro, ginásio poliesportivo, campo de grama sintética, quadra poliesportiva, quadra de tênis, centro de educação ambiental , biblioteca, centro de música, área de exposições, espaço de brincar, sala de ginástica, espaço de tecnologias e artes, clínica odontológica, conjunto aquático com piscina semiolímpica coberta e piscinas descobertas adulto e infantil, entre outros espaços.

SESC Guarulhos
Divulgação/Sesc-SP

O Sesc Guarulhos tem três pavimentos e ocupa área de 34,2 mil metros quadrados

Entre os exemplos da construção sustentável do Sesc Guarulhos está uma  estação de tratamento de esgoto , cobertura verde e placas solares para aquecimento da água da piscina e dos chuveiros, além do reaproveitamento do calor residual do sistema de ar-condicionado também para o aquecimento da água.

A obra segue padrões de conservação ambiental dentro dos parâmetros definidos pelo Selo LEED Categoria Gold, concedido a construções sustentáveis, e a Certificação de Eficiência Energética (Selo Procel), que atesta a eficiência energética da construção. 

Você viu?

Sesc 24 de Maio

O edifício principal, de concreto, vidro e ferro, tem 13 andares, com espaço expositivo, oficinas e espaço para prática de esportes, entre outros
Divulgação/Sesc-SP
O edifício principal, de concreto, vidro e ferro, tem 13 andares, com espaço expositivo, oficinas e espaço para prática de esportes, entre outros


Com cerca de 28 mil m², localizada entre as ruas 24 de Maio e Dom José de Barros, a poucos metros do Theatro Municipal , Galeria do Rock , Praça das Artes e Biblioteca Mário de Andrade , a unidade Sesc 24 de Maio completará três anos de abertura em 19 de agosto deste ano. É formada por dois edifícios que passaram por completa reestruturação, em projeto de Paulo Mendes da Rocha , um dos mais importantes nomes da arquitetura contemporânea, com a colaboração do escritório MMBB Arquitetos.  

O edifício principal, de concreto, vidro e ferro, tem 13 andares, com espaço expositivo, oficinas, espaço para prática de esportes, cafeterias, teatro, clínica odontológica, área de convivência, biblioteca, comedoria, além de uma piscina semiolímpica na cobertura, com capacidade para 400 pessoas e um mirante com vista panorâmica do centro de São Paulo. No prédio anexo, interligado ao principal, estão as áreas de serviços, infraestrutura, banheiros e vestiários acessíveis. A unidade recebe cerca de 9 mil visitantes diários desde sua inauguração, sendo um centro cultural, esportivo e de convivência no coração da cidade de São Paulo. 

Prêmio

Criado em 2014, o PrêmioSaint-Gobain de Arquitetura: Habitat Sustentável é uma iniciativa que tem como finalidade reconhecer e premiar projetos de arquitetura que se destacaram em soluções de conforto ambiental e que acreditam na significativa contribuição da construção civil para a sustentabilidade do setor. A iniciativa do Grupo Saint-Gobain tem a finalidade de reconhecer e premiar projetos de arquitetura que se destacaram em soluções para o conforto do ambiente, além de mobilizar profissionais e estudantes que acreditam que a construção civil exerce significativa contribuição para a sustentabilidade do setor e bem-estar dos usuários. O prêmio ainda incentiva o uso de tecnologias e soluções inovadoras, e a correta especificação de produtos e processos construtivos. Está em sua 7ª edição, e traz premiações nas categorias Acadêmica e Profissional.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!