
Representar um dos times da cidade , crescer no futebol e jogar por um grande clube brasileiro. Pode-se dizer que este é o sonho de todo garoto que pretende ser jogador profissional e que está sendo realizado pelo volante Lucas Vital e pelo atacante Ricardo Viana. Antes moradores do Cecap e do Vila Barros , respectivamente, hoje os dois moram em Porto Alegre , capital gaúcha. Lucas Vital veste a camisa do Internacional , enquanto Ricardo Viana, hoje Ricardinho, foi titular do Grêmio no segundo jogo da Libertadores contra o Ayacucho , do Peru .
Os dois jogaram juntos pela categoria sub-15 do Flamengo de Guarulhos em 2016, na disputa do Campeonato Paulista da categoria. Ricardinho foi o artilheiro do Corvo naquele ano, quando em 18 jogos marcou 14 gols vestindo a camisa Rubro-Negra, chamando a atenção do São Paulo, exatamente o time que eliminou o Flamengo na Segunda Fase da competição.
“No mesmo dia que teve o jogo contra o São Paulo, os dirigentes de São Paulo e Grêmio estavam lá e nos procuraram. À época, tanto o pai quanto o atleta tiveram o poder de escolher entre o São Paulo ou o Grêmio, e acredito que pela proximidade, ele escolheu o São Paulo. Fizemos uma parceria de 5 anos, mas aquela geração do São Paulo era muito forte e o Ricardinho não teve muitas oportunidades”, disse Edson David Filho, presidente do Flamengo à época.

“Mesmo no São Paulo, o Grêmio continuou monitorando, porque era o perfil que o time precisava, segundo o captador do time gaúcho. Quando acabou o contrato no time paulista, ele foi para o Sul”, complementa Edson David Filho.
Você viu?
LEIA TAMBÉM: Grupo Ritacco convida Ticiane Pinheiro para celebrar o Dia das Mulheres
Na última quarta-feira (10/03), Ricardinho, de 19 anos, renovou seu com o Imortal Tricolor até o fim de 2024, com uma multa avaliada em R$ 546 milhões. O atacante está inscrito para a disputa do Campeonato Gaúcho e da Copa Libertadores da América, em que foi titular no jogo contra os peruanos do Ayacucho, marcando o gol da vitória gremista por 2 a 1 pela Segunda Fase da competição continental.
Lucas Vital
Já o ex-morador do Cecap, Lucas Vital passou mais tempo vestindo a camisa do Flamengo de Guarulhos. Companheiro de Ricardinho no time sub-15 em 2016, Lucas Vital também integrou o time sub-17 em 2017 e 2018, quando houve o interesse do Mirassol para contar com o futebol do jogador guarulhense, logo após a venda de Luiz Araújo para o Lille, da França, após boa passagem pelo Tricolor paulista.

“À época, o Mirassol havia acabado de concretizar o CT com a venda do Luiz Araújo para o São Paulo, então achamos por bem fazer essa parceria, além de ser um time de Primeira Divisão do Paulista e que já galgava algo no Brasileiro. Ele jogou o Paulista, foi para Portugal, mas não conseguiu muita coisa até por conta da pandemia, voltou e jogou a Copa Paulista, onde houve o interesse do Internacional e o acerto por empréstimo”, conta Edson David Filho.
Outras revelações
Além dos dois jogadores, em fevereiro, o Flamengo de Guarulhos também acertou o empréstimo de mais dois atletas da categoria sub-20 para grandes centros do futebol do país. O lateral esquerdo Arthur Vale foi emprestado para o Bahia, enquanto o atacante Rwan foi emprestado para o Santos.