Buscar o auxílio de profissionais, família e amigos é uma das recomendações da psicóloga.
Divulgação
Buscar o auxílio de profissionais, família e amigos é uma das recomendações da psicóloga.

O Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB), em Guarulhos , administrado pelo IDGT, abriu na manhã de quarta-feira, 8, a campanha Setembro Amarelo com duas palestras sobre a prevenção ao suicídio . Os encontros foram ministrados pela psicóloga da unidade, Thais Tabata Adriano, e pela doutora Simone Poltrieri (Dra. Sininho).

Buscar o auxílio de profissionais, família e amigos é uma das recomendações da psicóloga. De acordo com ela, “o suicídio tem sido um assunto emergente e é preciso levar o máximo de informações sobre saúde mental à comunidade e aos profissionais da saúde.”

Durante a conversa, a Dra. Sininho falou sobre como o dia a dia impede a compreensão dos sintomas da doença. “Às vezes, as pessoas estão passando por uma fase difícil e nós não conseguimos nos ater aos pedidos de ajuda que elas fazem. Muitas vezes de forma indireta. A gente imagina ser apenas estresse, frescura, cansaço, mas muitas coisas podem indicar algo mais sério. São inúmeras as maneiras de observar alguém que esteja a ponto de cometer suicídio: semblante triste, apatia e nervosismos são alguns dos sintomas que devem provocar um sinal de alerta”, explica a doutora.

LEIA TAMBÉM:  Guarulhos abre agendamento da vacina contra covid-19 à pessoas acima de 12 anos

A campanha é fruto de um trabalho conjunto da diretoria do Pimentas, Programa Afeto, Humanização, Educação Continuada e o Setor de Psicologia. “É muito importante falar abertamente sobre isso, conscientizar sobre os perigos. A depressão deixa a pessoa abalada e sem vontade de seguir em frente. Uma conversa ou até quem sabe uma palestra como esta pode salvar uma vida”, afirmou o diretor administrativo do HMPB, Carlos Machado.

Quem também ressaltou a importância de eventos como este foi a enfermeira da Educação Continuada, Eliene Rodrigues Chaves. “Agradeço pela oportunidade de fazer parte dessa equipe maravilhosa, que se preocupa em cuidar da saúde mental dos colaboradores e pacientes do HMPB. Quero agradecer à enfermeira Farisa Maria Lima Costa, que atua na psiquiatria; à psicóloga Thais Tabata Adriano, e a todos os nossos diretores, que sempre apoiam nossas iniciativas”, contou.

Caso perceba esses sintomas em familiares ou amigos, procure uma ajuda ou entre em contato pelo site www.cvv.org.br

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!