Essa ausência da população pode acarretar um problema ainda mais sério: o vencimento da validade de vacinas, já que os imunizantes chegam ao município com prazos bastante pequenos.
Divulgaçao/PMG
Essa ausência da população pode acarretar um problema ainda mais sério: o vencimento da validade de vacinas, já que os imunizantes chegam ao município com prazos bastante pequenos.

Por mais que os números de vacinados em Guarulhos sejam bastante expressivos, com quase 100% da população vacinável (acima de 12 anos) imunizada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 , um dado preocupa as autoridades sanitárias. Até segunda-feira (18) 74.211 guarulhenses não haviam tomado a segunda dose do imunizante da Pfizer , após o prazo estabelecido (56 dias após a primeira dose), 28.243 faltosos para a segunda dose da Coronavac  e 18.183 para a Astrazeneca , totalizando 120.637 mil guarulhenses com o esquema de vacinação incompleto.   

Essa ausência da população pode acarretar um problema ainda mais sério: o vencimento da validade de vacinas, já que os imunizantes chegam ao município com prazos bastante pequenos, conforme alerta a diretora da Vigilância em Saúde, Valeska Aubin Zanetti Mion. “Recebemos do Estado as quantidades estabelecidas conforme a demanda, mas os imunizantes não têm um prazo de validade muito longo. À medida que as pessoas não aparecem para tomar a segunda dose ou atrasam demais, há o risco destas vacinas perderem a validade e, como consequência, a utilidade”, explicou.

LEIA TAMBÉM:  Jd. São João lidera reclamações de perturbação de sossego no feriado prolongado

Segundo a diretora, o imunizante da Pfizer chega já em processo de descongelamento. “Com o manejo logístico de recebimento e distribuição, esse prazo cai para 25 dias”, afirmou Valeska. "Além disso, o município tem em estoque outros dois tipos de imunobiológicos contra a Covid, com validades para o primeiro semestre de 2022”, completou. 

Pelos números oficiais, Guarulhos já aplicou até esta terça-feira (19) 1.886.559 doses de vacina contra Covid-19. Foram 1.040.358 de primeira dose, 773.600 de segunda e 37.383 de dose única, além de 35.218 de reforço. Em relação à população vacinável (acima de 12 anos), estimada em 1.131.709 pessoas, segundo o Seade, já há na cidade 95,3% de imunizados com pelos menos uma dose e 71,6% completamente imunizados (duas doses ou dose única).

“A nossa maior preocupação nos próximos dias é o não comparecimento dos munícipes, pois o município tem 112.491 mil doses com data de vencimento entre 22 de outubro e 13 de novembro. Por isso é de extrema importância que o guarulhense procure os serviços de saúde para completar o esquema vacinal”, ressalta Valeska.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!