
Um dos ditados populares do futebol é que “um bom time começa por um grande goleiro”. Mas, uma das posições mais difíceis do futebol, também tem seus treinos específicos e o preparador de goleiros é peça fundamental no desempenho daqueles que “não podem falhar” dentro de campo.
Iago Rocha, guarulhense de 26 anos, do Parque Uirapuru, se aventurou no futebol chinês há um ano trabalhando como preparador de goleiros da equipe do Zhongnan Codion, da província de Jiangsu, que conquistou o acesso a Terceira Divisão do Campeonato Chinês, como vice-campeão da competição.

“Além do acesso e do vice-campeonato, foi com muita alegria que recebemos o prêmio de destaque do melhor goleiro da competição. Isso valoriza o trabalho e a escola brasileira de preparação de goleiros. É uma equipe que foca muito nas categorias de base, na formação de atletas. Muitos jogadores do time profissional que conquistaram o acesso estavam no time sub-18”, conta o guarulhense Iago Rocha.
LEIA TAMBÉM: S ilvio Alves se reúne na FACESP com Alfredo Cotait, novo presidente da CACB
CRESCIMENTO E ESTRUTURA DO CLUBE
O clube foi fundado em 2011, ou seja, com 10 anos de existência conseguiu o acesso ao terceiro escalão do futebol chinês, figurando ainda mais no cenário nacional do país asiático. O time foi fundado por Li Taizhen, dono de uma fábrica de chinelos na China, que hoje também conta com o incentivo do governo e alguns patrocinadores, sendo a construtora Zhongnan um dos principais apoiadores.
Leia Também

“Este acesso é considerado um grande passo para o clube em seus 10 anos de fundação, e também para a cidade, que tem apoiado e investido em esportes. Atualmente estão construindo dois grandes estádios, além do próprio estádio do clube, totalizando três megas obras. O acesso dará mais visibilidade no cenário nacional”, explica o guarulhense.
O Zhongnan Codion conta com um centro de treinamento com cerca de 10 campos, sendo 6 oficiais e 4 mini-campos para as categorias de iniciação. Também conta com alojamento para todos os atletas a partir dos 7 anos, incentivo do Ministério da Educação e Esporte, onde todos os atletas jogam, estudam e se alimentam nas dependências do clube.

Além da grande estrutura que o clube possui atualmente, a expectativa no futuro é a sequência no forte trabalho de desenvolvimento das categorias de base, já que a maior parte dos atletas que estavam na campanha do acesso do clube é oriunda da própria categoria de base do Zhongnan Codion e estão desde a fundação do clube chinês.
“Nessa década de existência, o clube focou muito nas categorias de formação, sendo, muitas vezes, campeão nos campeonatos locais, dentro da província de Jiangsu, e sempre chegando nas finais dos campeonatos nacionais, com bom desempenho sobre os grandes clubes chineses como Shandong, Guangzhou e Shanghai”, completa Iago Rocha.