Estima-se que atualmente mais de 10 milhões o número de celulares estejam segurados no país.
Divulgação
Estima-se que atualmente mais de 10 milhões o número de celulares estejam segurados no país.

O brasileiro tem investido cada vez mais em seguros para smartphones . É o que mostra um levantamento da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) que viu a procura aumentar em mais de três vezes nos últimos cinco anos . Estima-se que atualmente mais de 10 milhões o número de celulares estejam segurados no país.

O número de roubos e furtos de smartphones é de fato um problema recorrente. Segundo pesquisa realizada pelo Mobile Time e Opinion Box, 35% dos brasileiros já tiveram o celular roubado ao menos uma vez. No total, mais de 102 milhões de celulares já foram roubados ou furtados no país.

O CEO da Coover, Jó Beduschi, insurtech que conta com um produto especfícico para smartphones, comenta que a procura se deve principalmente para aparelhos de última geração, que podem custar de 5 à 13 mil reais. “As pessoas buscam evitar prejuízos financeiros significativos, visto que hoje existem no mercado smartphones de alto padrão, com valores consideráveis.”, comenta.

Além do prejuízo financeiro pela perda do aparelho, agora, as quadrilhas especializadas tem um novo objetivo: sequetrar as informações pessoais contidas nos mais variados aplicativos. O objetivo é sequestar os dados bancários das vítimas e invadir as contas bancárias digitais. Para evitar mais essa dor de cabeça, Beduschi aconselha os usuários a diversificar as senhas e investir em verificação em mais etapas.

LEIA TAMBÉM:  Homem é detido pela GCM por furto de fiação elétrica no Centro

“Os aparelhos podem ser protegidos com por um seguro para smartphones. Já as informações contidas neles dependem muito do compartamento do usuário. Apesar de termos consciência da possibilidade golpes, ainda insistimos em comportamentos de risco, com senhas óbvias e pouca proteção em nossos smartphones. Por muitas vezes, anotamos nossas informaões no próprio aparelho, facilitando a vida dos golpistas. Existem recursos disponíveis nos smartphones que podem melhorar a nossa segurança da informação e dificultar a vida desses fraudadores. Precisamos mudar nossos hábitos.”, explica.

Algumas dicas podem ajudar a melhorar a sua segurança e evitar prejuízos :

• Crise senhas alfanuméricas e específicas para cada aplicativo;
• Utilize a autenticação de dois fatores;
• Ative senha disponíveis para o seu chip;
• Utilize as tecnologias nativas de segurança disponíveis em seu celular;
• Use um gerenciador de senha aleatórias.

Invista em um plano de seguro para o seu smartphone

O aplicativo da Coover, uma startup especializada em seguros, por exemplo, oferece assinaturas com carência zero e valores que variam dependendo do modelo do smartphone e do tipo de plano mensal que deseja contratar. Os planos de seguro para smartphones oferecem proteção completa tanto para danos materiais, por exemplo, acidentes com líquidos, danos elétricos, tela quebrada, quanto para roubos e furtos qualificados. O processo desde a contratação ao cancelamento é 100% digital e feito pelo app disponível nas plataformas Android e iOS.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!