Uma grande rinha de galos foi desmanchada pela Guarda Civil Municipal ( GCM ) de Guarulhos neste domingo (31) na rua Carmem Miranda, Jardim Bananal , após a Inspetoria Ambiental receber denúncias sobre o evento, que recolhia apostas para a atividade ilegal . Com reforço do patrulhamento tático, os agentes flagraram três rinhas em andamento e localizaram 59 animais acondicionados em caixas e gaiolas inadequadas e insalubres, além de 31 pessoas suspeitas de promover o crime.
A autoridade no 7º Distrito Policial solicitou uma perícia, que constatou as ilegalidades após análise das condições a que as aves foram submetidas e das evidências preservadas no local. Além dos animais e das arenas, os agentes encontraram esporas, esparadrapos, balanças, medicação, seringas, agulhas, cronômetro, tesouras, facas e espingarda de pressão, entre outros artigos.
LEIA TAMBÉM: Guarulhos libera 4ª dose da vacina da covid para maiores de 30 anos
As aves serão encaminhadas para um sítio por um fiel depositário – pessoa que assume a tarefa de guardar e conservar um bem por determinação da Justiça –, onde receberão cuidados veterinários e poderão ser livres. O transporte dos animais e o recolhimento das gaiolas e das arenas foram realizados em conjunto pela Secretaria de Administrações Regionais e pelo Departamento de Proteção Animal.
O crime ambiental foi registrado em Boletim de Ocorrência e os acusados poderão ser punidos com detenção de três meses a um ano, além de multa, conforme previsto no artigo 32 da lei 9.605, que interpreta a rinha de galos como ato de abuso e maus-tratos de animais.