Um dos efeitos colaterais mais comuns de exageros no projeto verão é a lesão muscular. Saiba mais em www.institutorv.com.br.
Divulgação
Um dos efeitos colaterais mais comuns de exageros no projeto verão é a lesão muscular. Saiba mais em www.institutorv.com.br.

Projeto verão! Quem nunca ouviu falar dele? As academias, parques e pistas de corridas no final do ano estão lotadas, parece que todo mundo saiu de casa com um único objetivo: ficar com um corpo mais saudável . Com a chegada do verão , muitas pessoas estão animadas para intensificar suas atividades físicas ao ar livre. No entanto, a empolgação pode ser acompanhada pelo risco de lesões , especialmente para aqueles que estão retomando exercícios de forma mais intensa depois de um longo período

“É comum que períodos próximos ao calor, por conta das praias, parques e piscinas, algumas pessoas queiram acelerar os resultados em emagrecimento ou hipertrofia. E, muitas vezes, isso pode ser feito com base em exageros que, além de minimizarem os resultados, podem trazer diversos problemas”, explica Caio Marengoni, Fisioterapeuta e Diretor Clínico do Instituto RV.

Um dos efeitos colaterais mais comuns de exageros no projeto verão é a lesão muscular. “Lesão muscular é uma lesão que afeta o músculo basicamente através da ruptura ou danos às fibras musculares que o compõem. Ela pode ser causada por diferentes fatores como: esforço excessivo, traumas, fadiga, alongamento excessivo, falta de aquecimento e até por desidratação. E esses são fatores de maior risco agora com a proximidade do verão”, detalha Marengoni.

Para evitar essas lesões que podem vir prejudicar o seu verão, o especialista deu algumas para diminuírem as chances de lesões:

Aquecimento adequado

Antes de iniciar qualquer atividade física intensa, reserve tempo para aquecer os músculos. Um aquecimento apropriado aumenta a circulação sanguínea, preparando o corpo para o esforço físico.

LEIA TAMBÉM:  Câmara aprova 10 projetos da Prefeitura em 3 sessões extraordinárias

Progressão gradual

Evite o exagero nos treinos logo de início. Aumente a intensidade e a duração das atividades de forma gradual para permitir que o corpo se adapte e fortaleça.

Hidratação e nutrição

Mantenha-se hidratado e certifique-se de obter os nutrientes necessários para sustentar o aumento das atividades físicas. A desidratação e a falta de nutrientes podem aumentar o risco de lesões.

Recuperação adequada

Dê ao seu corpo tempo para se recuperar entre os treinos. O descanso é crucial para prevenir o esgotamento e reduzir o risco de lesões.

Avaliação física

Consulte um fisioterapeuta para uma avaliação física abrangente. Isso ajudará a identificar áreas de fraqueza, desequilíbrios musculares ou qualquer predisposição a lesões.

"Nosso objetivo é incentivar um verão ativo, mas é fundamental abordar a importância da prevenção de lesões", diz Marengoni, que ressalta também: "Ao adotar medidas proativas, como um tratamento prévio de fisioterapia e seguir as orientações de aquecimento e progressão gradual, as pessoas podem desfrutar de atividades físicas intensas com confiança e segurança”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!